Olivinyl
Olá a todos
Eu uso Adofix para fixar meus filmes KB.
Meu procedimento: inicio o processo de fixação e, ao mesmo tempo, coloco um pedaço de filme não exposto do mesmo tipo em uma bandeja e fixo simultaneamente o filme revelado na lata e o pedaço na bandeja.
Se o pedaço de filme parecer claro para mim, o filme fica o dobro do tempo na lata. A lata é virada uma vez a cada 30 segundos.
Agora, como vocês preparariam o fixador? 1+9 ou 1+4? O que é recomendável?
Com filmes Tmax, percebi que 1+9 é uma história sem fim e que o tempo de fixação na bandeja com o pedaço de filme dura quase 10 minutos. Com 1+4, são cerca de 6 minutos e o filme permanece na lata de revelação por 12 minutos para fixação.
Atenciosamente, Oliver
pittyman
Olá, Oliver!
Com certeza, você deve usar a fixação em dois banhos. No T-Max (coloração rosada do suporte), eu fixo por 4 minutos no primeiro e 2 minutos no segundo fixador, ambos na proporção de 1+9.
Fixar por mais tempo não traz nenhum benefício real. No T-Max, após uma fixação adequada, a coloração do suporte desaparece quase completamente após uma lavagem suficiente (no meu caso,
geralmente 30 minutos ou mais a cerca de 25 graus). No entanto, minha experiência com o T-Max se baseia apenas no filme em rolo TMY-2, ou seja,
o 400.
Conclusão: fixação em dois banhos e lavagem adequada; o resto é apenas uma questão de acostumamento e não atrapalha na ampliação.
Dirk
Olivinyl
O fixador esgota-se tão rapidamente com um Tmax que preciso de duas novas porções na diluição 1+9?
No caso das emulsões clássicas “convencionais”, continuo a aplicar a regra de que o tempo de clarificação é igual ao dobro do tempo de fixação.
O que é melhor? Não mais rápido! 1+4 ou 1+9?
Atenciosamente, Oliver
pittyman
Olá, Oliver,
Li algumas coisas na internet sobre a fixação em dois banhos. A teoria é simples, compreensível e também no processo de revelação positiva,
especialmente ao trabalhar com papel baritado, é muito vantajosa.
A coloração do suporte do filme varia de filme para filme, inclusive em termos de intensidade. As diferenças
também se refletem nos diferentes formatos (135, rolo e filmes planos). Em alguns filmes
fica uma coloração, em outros não.
Certifique-se de que seus filmes sejam fixados adequadamente (fixação muito longa também não é boa — você pode verificar isso na internet ou
na literatura especializada) e submetidos à lavagem. O resultado final é
específico para o tipo de filme utilizado, mas não representa problema se o processamento for cuidadoso.
Nos meus filmes em rolo T-Max, reconheço uma fixação/lavagem insuficiente, por um lado, por uma
coloração rosada um pouco mais forte do suporte, mas principalmente por um leve tom amarelado/marrom
nas manchas de Schrüstich. Caso contrário, o suporte fica claro e não apresenta nenhum ou apenas um leve tom rosado.
Adofix 1+9 deve ser absolutamente suficiente!
Dirk
piu58
Eu uso exclusivamente a proporção 1+4. O tempo de processamento é menor, o papel baritado, portanto, seca mais rápido e a quantidade de resíduos que precisa ser descartada é mínima.
Olivinyl
Olá a todos
Bem, eu me informei um pouco sobre a fixação em duas etapas
Só vejo sentido nisso porque uso fixador novo duas vezes e o tempo de fixação fica bem abaixo de 10 minutos.
Não percebi nenhuma vantagem técnica ou visual com isso.
Portanto, 1+4 ou 1+9, em princípio, não faz diferença; apenas o tempo muda.
Se eu não fixar em excesso, também não faço nada de errado nem estrago nada.
Em 1+4, consegui um Tmax bem nítido em cerca de 12 minutos a 20 °C, mas para os T-maxe sempre usei uma solução 1+4 nova.
O fixador usado ainda deu para fixar alguns APX, ASP, Lucky e ADOX CHS. Na maioria das vezes, por cerca de 5 a 8 minutos.
Por isso também coloco o pedaço de filme paralelamente ao rolo na caixa de revelação, para verificar o desempenho do fixador.
Estou ciente de que os filmes precisam ser enxaguados suficientemente, mas não sabia que o Tmax deveria ser enxaguado ainda mais intensamente. Claro que sempre o revelei e também com o mesmo método de enxágue usado nos filmes clássicos. (Água na caixa e 1 vez de inclinação, troca de água 3 vezes de inclinação, troca de água 6 vezes de inclinação, troca de água 12 vezes de inclinação, troca de água 24 vezes de inclinação e, por fim, Mirasol 1+400 e mais 24 vezes de inclinação)
Devo enxaguar o Tmax de forma diferente ou, de modo geral, enxaguar de forma diferente?
Até agora tudo correu bem, só me lembrei de que, por exemplo, a emulsão CHS deve ser tratada com bastante cuidado e que se deve evitar o uso de um banho de parada. De alguma forma, não prestei atenção a isso e usei um banho de parada com concentração inferior a 2%, e até agora sempre deu certo.
Daí a ideia de que, se o fixador for muito forte, também pode causar danos à emulsão.
Atenciosamente, Oliver
hagee
Olá a todos
Bem, eu me informei um pouco sobre a fixação em duas etapas
Só vejo sentido nisso porque uso fixador novo duas vezes e o tempo de fixação fica bem abaixo de 10 minutos.
Não percebi nenhuma vantagem técnica ou visual com isso.
Portanto, 1+4 ou 1+9, em princípio, não faz diferença; apenas o tempo muda.
Se eu não fixar em excesso, também não faço nada de errado nem estrago nada.
Em 1+4, consegui um Tmax bem nítido em cerca de 12 minutos a 20 °C, mas para os T-maxe sempre usei uma solução 1+4 nova.
O fixador usado ainda deu para fixar alguns APX, ASP, Lucky e ADOX CHS. Na maioria das vezes, por cerca de 5 a 8 minutos.
Por isso também coloquei o pedaço de filme paralelamente ao rolo na caixa de revelação, para verificar o desempenho do fixador.
Estou ciente de que os filmes precisam ser enxaguados suficientemente, mas não sabia que o Tmax deveria ser enxaguado ainda mais intensamente. Claro que sempre o obtive e também com o mesmo método de lavagem que uso nos filmes clássicos. (Água na caixa e 1 vez de agitação, troca de água 3 vezes de agitação, troca de água 6 vezes de agitação, troca de água 12 vezes de agitação, troca de água 24 vezes de agitação e, por fim, Mirasol 1+400 e mais 24 vezes de agitação)
Devo enxaguar o Tmax de forma diferente ou, de modo geral, enxaguar de outra maneira?
Até agora tudo correu bem, mas me lembrei de que, por exemplo, a emulsão CHS deve ser tratada com bastante cuidado e que se deve evitar o uso de um banho de parada. De alguma forma, não prestei atenção a isso e usei um banho de parada com concentração inferior a 2%, e até agora sempre deu certo.
Por isso também me ocorreu que, se o fixador for muito forte, também pode causar danos à emulsão.
Atenciosamente, Oliver
Olá, Oliver,
Com o T-MAX, faço assim: coloco o fixador na lata, coloco o primeiro pedaço de filme junto com o restante do fixador. Quando estiver claro, coloco o segundo pedaço de filme.
Quando este também estiver claro, o filme está totalmente fixado. Como não quero esperar, uso um banho de fixação rápida da concorrência do nosso anfitrião. Ele certamente tem algo mais rápido do que o Adofix, que aparentemente é bem lento. De volta ao filme! Ele agora está fixado, mas ainda rosa. Essa é a camada de proteção contra halos, e eu a faço sair da emulsão mergulhando o filme em água da torneira por cerca de 5 minutos, sem mexer. Depois, enxágue como preferir (eu prefiro o método da Ilford), e tudo fica bem, ou seja, claro e transparente, sem mais aquele tom rosado ou mesmo leitoso.
Atenciosamente,
Hans
pittyman
Olá, Oliver, repassa todo o processo, fixa o TMAX conforme
descrito por você na proporção 1+9 por 4 minutos e dá uma olhada nele contra a luz.
É claro que você não precisa retirá-lo do carretel para isso. Você verá o tom rosa
mesmo assim. Eu sempre coloco meus filmes com o carretel em um balde plástico de 5 litros
, no fundo do qual fiz um furo de 1 mm. Lá, despejo
água morna a cerca de 20-25 °C, conforme necessário, e os resíduos do fixador escorrem pelo fundo.
O processo todo, pelo menos no meu caso, dura cerca de 30 minutos.
Se você segurar o carretel contra a luz a cada 10 minutos, vai perceber que a
coloração rosa vai ficando cada vez mais fraca. Se quiser que ela desapareça completamente,
basta deixar de molho por mais tempo.
Era muito raro deixar o filme fixando por tanto tempo assim!
Dirk
bernhardmangelsgmxde
Também acho que esses tempos são muito longos. Com fixador novo (1+4; não mais Adofix...) por cerca de 20 €, lembro-me de tempos de clarificação para o APX 100 bem abaixo de meio minuto... O Tmax 400 leva bem mais tempo, mas mesmo assim só chego a frações dos valores descritos aqui. Vou tentar usar um fixador novo... espero não abusar da hospitalidade do anfitrião com a sugestão de que também dá para experimentar um produto diferente...
Otto
Para fixar o filme, deve-se optar pela diluição 1+7; a diluição 1+9 costuma ser muito fraca. Para os filmes Tmax, recomenda-se vivamente a fixação em dois banhos já mencionada. Deixe o filme no fixador 1 pelo dobro do tempo de clarificação, depois, sem banho intermediário, deixe-o no fixador 2 pelo tempo normal de clarificação. A coloração rosada deve então ter desaparecido completamente. Os fixadores são reutilizáveis. Veja, por exemplo:
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/perfektes-negativo/18-negativo.html
Seções 3.5.2 e 3.5.3 ou aqui:
http://www.fotografie-in-schwarz-weiss.de/sw-fotografie/kolumne/107-wollstein09.html
Atenciosamente,
Otto!
Olivinyl
Olá a todos
Em primeiro lugar, obrigado pelas contribuições de vocês sobre o assunto
Acho interessante como as opiniões e as formas de aplicação são tão diferentes.
Acabei de examinar alguns negativos Tmax que fixei por cerca de 12 minutos na diluição 1+4 e enxaguei da maneira que mencionei.
Portanto, não dá para perceber nenhum tom rosado suave neles. Estão transparentes.
A minha preocupação era a concentração do Adofix 1+4.
Não utilizo a lavagem com o Jobo Cascade, embora tenha um. O motivo é o desperdício de água e energia. Tenho a possibilidade de aquecer a água com muita precisão através de um aquecedor elétrico de passagem. O aparelho equilibra a pressão e o fluxo, de modo que não ocorrem variações de temperatura. Mas mesmo no modo ECO, a 20 °C, o aparelho tem um consumo de energia de quase 4 kW.
Não dou importância a receber um buquê de flores da minha concessionária de energia, já que sou um cliente tão bom ;-)
Abraços, Oliver
TiMo
Acabei de preparar um fixador Adofix 1+4 fresco. Um pedaço de Tri-X levou 40 segundos para ficar transparente no fixador a 20 graus.
Não consigo imaginar que o T-Max demore tanto mais tempo.
VolkerSchulz
12 minutos de fixação são tempo demais.
Além disso, a coloração rosada ou púrpura não é sinal de fixação insuficiente, mas sim causada por substâncias sensibilizadoras presentes na emulsão do filme.
Os resíduos de corante que permanecem na camada do filme não prejudicam nem o processamento no processo positivo nem a durabilidade do negativo. No entanto, prolongar o tempo de fixação pode ter uma influência negativa na qualidade do negativo.
Recomendo que procure no fórum da Phototec. Lá, um certo Sr. Schneege (ex-Ilford) já se pronunciou sobre o assunto.
Atenciosamente,
Volker
piu58
Mas leva, sim. Os cristais planos contêm uma alta proporção de
iodeto
de prata, o que dificulta muito o processo.
TiMo
Sim, leva. Os cristais planos contêm uma alta proporção de
iodeto
Olá, Uwe,
É bom saber. O T-Max consome o fixador mais rápido ou simplesmente leva mais tempo?
Atenciosamente, Tim
bernhardmangelsgmxde
O tempo de clarificação é maior, sim, mas não 10 vezes mais. Para cristais planos, o tempo de fixação costuma ser indicado como 3 vezes o tempo de clarificação. O fixador também se esgota mais rápido.
Sim, leva. Os cristais planos contêm uma alta proporção de
iodeto
Olá, Uwe,
É bom saber. O T-Max consome o fixador mais rapidamente ou simplesmente leva mais tempo?
Saudações, Tim
piu58
Olá, Uwe,
É bom saber. O T-max consome o fixador mais rápido ou o processo simplesmente demora mais?
Saudações, Tim
Demora mais tempo, a capacidade é a mesma.
Diz-se que o fixador com iodeto também age mais lentamente em outros materiais que não contêm iodeto. Não consigo identificar nenhum mecanismo químico-cinético para isso. Mas essa suposição é motivo suficiente para não usar o fixador de filme paralelamente para papel: pois, no caso do papel, não é possível medir o tempo de clarificação.
Olivinyl
Olá a todos
Bem, já consegui dominar o T-max. Os tempos de revelação são de pouco menos de 15 minutos com Adofix 1+4 e, em 1+7 com fixação dupla, 2 x 6 minutos. Em ambos os casos, lavei o filme seguindo o método Ilford e fiz uma lavagem final por cerca de 10 minutos. A coloração rosada desapareceu completamente.
Agora comecei a revelar minhas fotos no papel. Para começar, estou usando papéis PE. Mas ainda recebi alguns pacotes de papel baritado. Na maioria, são papéis antigos com mais de 30 anos, mas para experimentar/brincar isso está totalmente ok. O PE tem entre 5 e 10 anos.
Li que, para papéis baritados, é melhor usar Adofix na proporção de 1+4. Para PE, 1+9 deve ser totalmente suficiente. O que vocês acham? Entre o revelador e o fixador, uso um banho de parada com indicador.
Testar o fixador:
Eu testaria o fixador com um pedaço de filme. Colocaria um pedaço de ASP 400 no fixador recém-preparado (ainda tenho bastante disso) e anotaria o tempo. Com Adofix 1+9, seriam 9 minutos até o filme ficar claro. Se passar de 18 minutos, o fixador deve ser substituído. Entendi certo?
Vi que existem tiras de teste para verificar o fixador. Uma tira de teste custa 0,30 euros, ou seja, quase metade do custo da preparação do banho de fixação.
Ou vocês renovam o fixador após cada sessão na câmara escura? ...no meu porão tem um galão de 10 litros com lã de ferro...
Abraços, Oliver
Tandemfahren
Oi, Oliver,
não precisa ajustar tudo de novo toda vez. Eu uso as meninas mais ou menos por preguiça, porque não sou muito bom em contar junto.
Se você trabalhar com dois suportes fixos, também não precisa medir com frequência. E 27,5
Olivinyl
Oi, Oliver,
Você não precisa preparar uma nova solução toda vez. Eu uso as escalas mais ou menos por preguiça, porque não sou muito bom em contar.
Se você trabalhar com dois banhos de fixador, também não precisa medir com frequência. E 27,5 centavos não é caro; na verdade, o fixador é barato :-)
O primeiro fixador, com maior aproveitamento, também vale muito mais a pena para o enchimento de prata (eu faço isso com ditionito).
Se me permites um comentário sobre os teus papéis: eu descartaria todo o Sums. YMMV, como sempre.
Divirta-se no laboratório,
Frank
Eu também sou preguiçoso demais para contar...
Mas eu não faço fixação em dois banhos. Só como mencionei acima na postagem sobre o filme Tmax KB.
Então, o que é? ;-) 1+4, 1+7 ou 1+9? Retalhos de filme ou tiras de teste?
Abraços, Oliver