pittyman
Olá, queridos amigos da fotografia analógica!
Estou procurando um revelador de papel que, quando usado com o Adox Fine Print Nuance,
produza um tom levemente marrom/preto nas sombras e nos tons médios, de preferência sem
dar uma coloração acastanhada às luzes. No momento, revelo o Nuance com Moersch ECO, mas
o tom muito neutro não me agrada muito em alguns motivos.
No entanto, se se explorar ao máximo o ECO (proporção elevada de brometo), as sombras aparecem, após
a secagem, num marrom escuro, que só se distingue do preto normal em comparação direta
.
Esse seria o tom de imagem ideal que estou procurando. Por exemplo: http://www.moersch-photochemie.de/content/galerie/variot/34
Já experimentei o NEUTOL WA, mas também nesse caso a Nuance fica mais neutra = fria.
Vocês têm alguma dica para mim, se possível com um exemplo?
Atenciosamente
Dirk
MiJa
Olá, Dirk,
infelizmente só agora estou vendo sua postagem...
Tive exatamente as mesmas experiências que você e só posso confirmá-las.
Como (ex-)adeptos do Agfa Record Rapid 111, a gente tem suas preferências, e entre elas está — como você descreveu na sua pergunta — uma leve tonalidade acastanhada no preto de tom quente do papel. O Fortezo Museum Weight também era bom, mas não tão estável quanto o Agfa.
Agora tenho vários tipos de papel e reveladores (incluindo o Moersch 2 SE Warm) e já “testei” várias combinações deles, mas, com exceção de um preto “mais intenso”, não consegui alterar o tom quente.
Não quero fazer a tonalização, então a busca continua. Por último, vou testar o Adox MCC 110; depois disso, vou ficar com o Rollei Vintage 131, que também não é acastanhado, mas tem um caráter muito próprio...
Se você chegar à conclusão definitiva, avise a gente — pelo menos a mim!
Saudações de Kön
Michael
pittyman
Olá, Michael,
finalmente alguém que também tem experiência com o Nuance. Você poderia listar quais reveladores você
usou com esse papel? Assim, talvez eu consiga evitar alguns passos.
Bem, eu também mandei uma mensagem privada pro nosso anfitrião. Até agora não tive resposta, mas com certeza
vai chegar. Certamente a ADOX teve um motivo pra vender o Nuance como papel de tom quente. O que me
deixa na dúvida, porém, é que ele não dá nenhum sinal de mudar pra um tom mais quente no ADOX Liquid WA.
Vamos ver o que o Mirko diz sobre isso quando tiver uns minutos. Gosto muito desse papel e adoraria
ter um tom um pouco mais quente.
Se nada disso der certo, vou experimentar algumas receitas de reveladores de tom quente e fazer a minha própria mistura. Vamos ver...
Dirk
MiJa
Olá, Dirk,
Só para resumir minhas experiências: usei os reveladores Adotol WA e Moersch SE Warm, ambos em diluições concentradas e diluídas.
Papéis:
- Adox Nuance Baryt Fest-Gradation
- Adox Variotone Premium
- Adox MCC 110
- Bergger CB
- Rollei Vintage 131
- Rollei Vintage 331
Então, todos são descritos como “papéis de tom quente”, e os reveladores são reveladores de tom quente.
Como já escrevi, venho (desde os velhos tempos) do Agfa Record Rapid 111 com NEUTOL WA. Mais tarde, por motivos de preço, também usei o Fortezo. Também é bom, mas a qualidade nem sempre é estável.
Esse tom quente acastanhado, embora muito leve, mas bem perceptível (e, na minha opinião, lindo) na coloração, ou seja, no preto que realmente define a imagem, não consegui reproduzir em nenhum dos papéis com essa combinação de reveladores. Para mim, todos os papéis são “preto neutro”, mais ou menos “saturados”; faltam-me palavras para descrever...
Também não parece depender necessariamente do revelador, já que o NEUTOL WA e o Adotol WA devem ser praticamente idênticos, mas o efeito desejado não aparece nos papéis testados (pelo menos para mim...).
Não vou começar a tonificar, não vou me meter nessa bagunça de novo... além disso, o efeito não é o desejado!
No momento, estou testando o Rollei Vintage 131 com Adotol WA, mesmo tendo lido aqui (mais uma vez, obrigado aos colegas!) que o Foma seria o Rollei. Mas na descrição leio "...tom quente tendendo para o esverdeado...", o que não é o caso...
O Rollei Vintage 131 tem um suporte “marfim”, que alguns colegas certamente chamariam de “amarelo”; eu não vejo ali um suporte puramente branco. A impressão da coloração, ou seja, do preto, é – na minha opinião – influenciada positivamente para o quente.
Além disso, é muito difícil secar de forma plana; a Nuance permanece bastante ondulada, apesar de ter uma superfície parcialmente lisa...
Mas seja como for: o tom quente levemente acastanhado tão desejado não aparece!
Se você ou algum dos colegas tiver a dica definitiva – aceito também lotes maiores de papel fresco (!) 24/30 e 30/40 RR111 na gradação dois a preços extremamente acessíveis – me avise...
Saudações de Kön
Michael
PS.: só mais uma coisinha:
todos os papéis são bons! Gostei mais do Bergger e do Variotone no Adotol WA um pouco mais grosso, com uma grande nitidez, com um belíssimo traçado, recuperam-se mesmo depois de ficarem mais tempo no revelador, ficam razoavelmente planos.
E também o Rollei Vintage 131...
pittyman
Olá, Michael,
Você está certo, a emulsão do papel é que define o tom. Mas: se alguém
vende um papel de tom quente, deveria ter motivos para isso. Até agora, tenho muito apreço pelos nossos
anfitriões e espero um esclarecimento em breve. Se o Nuance fosse vendido como neutro/
frio, pessoas como nós não fariam perguntas bobas. Conclusão:
de alguma forma vai ficar quente, mas como?! Qualquer outra coisa seria uma enganação e
promessas publicitárias floreadas...
Também conheço o Elfenbein Vintage e não é nada do meu
gosto. O AGFA Record Rapid conheço apenas superficialmente, ou seja, não realmente.
Meu favorito pessoal na escala de tons quentes é o antigo ORWO Baryt, mas
infelizmente ele também não está mais disponível. Pena...
Dirk
PS.#1 O fato de que o Variotone Premium (também da ADOX) tenha passado por você como neutro/frio
me surpreende bastante. Nunca experimentei, mas, segundo a descrição:
“Papel baritado de tom quente sobre suporte branco puro. Este papel é produzido em cooperação
com a Harman Technology e Wolfgang Moersch e apresenta um maravilhoso
tom quente combinado com propriedades de tonalização perfeitas.”
Isso soa ainda mais a tom quente do que o Nuance. Bem, vamos ver. Com certeza
o Mirko vai dar uma passada por aqui nos próximos dias e, espero, ter uma dica na manga.
PS.#2 Nuance ainda levemente úmido com emulsão na tela, após um dia de secagem
e prensado por 24-48 horas entre livros pesados, resulta em papéis baríticos lisos para mim.
Sandra
Olá, Dirk e Michael,
No livro “Darkroom Cookbook”, de Steve Anchell, há uma receita de um revelador que promete produzir tons de imagem quentes e acastanhados. Se vocês estiverem dispostos a preparar os próprios produtos químicos, talvez essa seja uma opção.
Ah, acabei de encontrar a receita no apug:
http://www.apug.org/forums/forum222/33808-gevaert-g-261-warm-tone-glycin-developer.html
Gevaert G.261 quente
(Permito-me colocar o link para o apug, pois os dois fóruns são parceiros e a FOTOIMPEX patrocina o apug — espero que o Mirko concorde.)
Além disso, eu tinha anotado o Defender 55D; talvez vocês possam procurar a receita no Google. Trata-se de um revelador para retratos; de acordo com o livro mencionado acima, ele produz tons de preto sutis e acastanhados, além de uma bela escala de tons com transições suaves.
Dirk, a foto que você colocou no link para a galeria do Sr. Moersch é realmente ótima. Excelente tom de imagem.
[size="1"](Minha foto favorita de todos os tempos é esta aqui: http://www.moersch-photochemie.de/content/galerie/se1sepia/8, mas isso é só um comentário à parte, já que não tem a ver com o assunto.)[/size]
Mas o Mirko com certeza poderá ajudar vocês.
Muito abraço
Sandra
pittyman
Olá, Sandra, eu também já estava de olho nessas duas receitas. No livro da
Anchel há muitas outras. Mas ainda não se sabe se elas funcionam exatamente da mesma forma com os papéis “modernos”
de hoje em dia.
MirkoBoeddecker
Olá a todos,
O Nuance é um papel de brometo de prata-cloreto de prata e, por isso, é capaz de produzir um tom quente semelhante ao do MCC em reveladores de temperatura normal a quente.
Isso significa que, em comparação direta sob boa iluminação, o tom quente pode ser observado nos tons escuros.
É assim que se denomina há cem anos o “tom quente”.
Hoje, porém, existem papéis que ficam muito quentes. Seja por meio de uma emulsão colorida ou, como no caso do Polywarmtone, por meio de uma técnica especial de enchimento.
O Fomatone 131 (também disponível como Rollei) possui uma emulsão colorida. O papel é quente mesmo sem revelação ou fica muito quente em qualquer revelador.
Nas descrições dos produtos, tentei diferenciar isso indicando que o MCC e o Nuance são papéis de tom neutro a quente, enquanto o Foma “pode ser ajustado de levemente quente a muito quente”.
Vou tentar esclarecer isso de forma mais uniforme para todos os papéis de tom quente.
Afinal, as descrições dos produtos não foram criadas em um único dia, mas ao longo dos anos. Acabei de ver que, no Fomatone, ainda há uma referência ao Polywarmton (snif).
Atenciosamente,
Mirko
pittyman
Olá, Mirko,
Tudo bem, não se preocupe!! Só para esclarecer: tom quente não significa automaticamente marrom em vez de preto?
Você com certeza ainda se lembra do papel ORWO. Ele produz, em reveladores comuns como ECO, NEUTOL e similares,
um tom marrom muito leve em vez de preto. E isso só fica visível em comparação direta. Que tipo de emulsão
o ORWO tinha?
Estou perguntando e incomodando por um motivo bem específico:
Gosto muito da FOTOIMPEX e acho o projeto Bad Saarow absolutamente incrível. Por isso, tento gastar meu dinheiro
na ADOX sempre que possível, em vez de comprar papéis mais baratos fabricados no Bloco Oriental (Rollei, Wephota e outros).
Ou seja: Mirko, não quero um Foma, mas sim um ADOX quente!! O Variotone proporciona o tom desejado
ou existe outra maneira de forçar o Nuance a assumir tons mais quentes já durante o revelamento?
Que pena, encomendei filmes em rolo de CHS25 hoje de manhã, caberia mais um pacote de Variotone... :blink:
Saudações da Florença do Elba
Dirk
MirkoBoeddecker
O ORWO é o que mais se aproxima do MCC em termos de comportamento de tons quentes (BN, não BarytBrilliant).
Mas a Nuance deveria, pelo menos, estar no mesmo nível.
Preciso testar novamente por conta própria. Não é para que os estabilizadores tenham sido alterados.
Não testamos essas coisas constantemente. Testamos apenas as propriedades fotográficas padrão: véu, sensibilidade, gradação.
O Variotone também é semelhante ao ORWO.
Atenciosamente,
Mirko
pittyman
Olá, Michael e Mirko,
Acabei de tirar o Nuance da prensa e o que posso dizer?! :)
É, Mirko, a gente é muito burro! O Nuance tem um tom tão quente, não preciso
de mais nada.
Na verdade, está explicado minuciosamente
aqui
e
aqui
, mas mesmo assim,
por costume, preparei o revelador na proporção 1+7 (como está escrito no frasco).
Mas no Nuance está escrito mais abaixo:
Não diluir para economizar!!
Conclusão:
ADOTOL LIQUID WA 1:4 a 20 °C, tempo de exposição com solução fresca de 10 a 15 segundos.
Revelei por 120 segundos e, após a secagem — SIM, o tom ficou simplesmente maravilhoso!!
Mirko: Se eu quiser ousar e revelar a Nuance em dois banhos,
qual combinação de reveladores você recomendaria, sem perder o tom quente?!
Adotol WA + queijo e qual é o primeiro e qual o segundo banho?
Saudações de Dresden
Dirk
MiJa
...caramba, quem sabe ler está claramente em vantagem!
O próximo caminho me leva à Duka...
Saudações de Kön
Michael
sputnik
Na verdade, está explicado em detalhes
aqui
e
aqui
, mas mesmo assim,
por costume, preparei o revelador na proporção 1+7 (como está escrito no frasco).
No manual do Nuance, porém, está escrito mais abaixo:
Não economize na diluição!!
Conclusão:
...caramba, quem sabe ler está claramente em vantagem!
Ler também é algo que se aprende.
1+7 não significa, de forma alguma, diluição econômica para o Adotol WA. Isso já está em negrito. Diluição econômica seria 1+15.
Isso já era assim na época da Agfa, quando o Adotol WA ainda se chamava NEUTOL WA.
http://www.adox.de/ADOX_Chemie/Papierentwickler/ADOTOL/ADOTOL_WA.html
Atenciosamente
S.
MirkoBoeddecker
Olá a todos,
depende sempre do caso. Foi isso que tentei explicar no primeiro "aqui".
O Siegfried tem razão ao dizer que 1+4 já é bastante forte, mas se com isso vocês conseguirem o tom quente que procuram, é exatamente isso que vocês precisam.
Nunca se deve seguir cegamente o que está escrito nos frascos ou nas tabelas. Às vezes, é preciso ir além do objetivo para ver onde estão os limites.
Na nota de rodapé do link do Siegfried também há algo importante: o tom quente se perde quando o WA entra em contato com o fixador.
Talvez a nova mistura de vocês tenha eliminado esse problema e 1+7 também funcione.
Boa sorte!
Mirko
pittyman
Olá, Mirko,
A ideia de que uma mistura mais espessa poderia ajudar me ocorreu ao preparar receitas de reveladores de tons quentes.
Na maioria das vezes, o tom é ajustado por meio da mistura, e não é raro que a proporção seja de
1:3 ou ainda mais espessa. Com o Adotol WA, isso funciona muito bem. A proporção de 1:8 já produz
um tom quente bem suave (preto-acastanhado) no Nuance, e com 1:4 o resultado fica incrível depois de secar.
Tem mais alguma dica sobre revelação em dois banhos para obter um tom quente? O Centrabrom poderia funcionar?
Saudações de Dresden
Dirk