CPD
Olá,
como já é de conhecimento geral, a Kodak vai encerrar a produção de filmes diapositivos. Para mim, isso é uma grande catástrofe! Embora eu também use filmes da Fuji, na maioria das vezes uso Kodak.
Uma pergunta, principalmente para o Mirko:
existe a possibilidade de produzir uma réplica do Kodachrome (pelo que sei, já houve algo assim no passado, da Ferrania)? E isso em todos os formatos? (135/120/PF)? Pergunto propositalmente sobre o Kodachrome e não sobre o Ektachrome!
Não é preciso mencionar que a produção de um filme diapositivo representa um desafio totalmente diferente e, portanto, muito mais difícil do que a de um filme preto e branco! Seria necessário, além disso, montar um laboratório de revelação, antigamente chamado de laboratório de inversão. Mas será que algo assim é, em princípio, possível?
Ciao!
CP
michael-kielgmxnet
Talvez fosse possível reativar o antigo sistema de moldagem em camadas múltiplas do Museu do Cinema em Wolfen ;-)
Não, falando sério, acho que isso não seria viável em termos de custo, a menos que a Kodak vendesse as antigas máquinas de moldagem Kodachrome por um preço acessível.
thomas_l
O problema é que não basta ter uma máquina de revestimento. Já dá para ver como é difícil conseguir um bom resultado com o APX, e um filme em preto e branco é tecnicamente muito mais simples do que um filme colorido. E, no caso do Kodachrome, ainda tem toda a questão do revelamento.
Por isso, acredito que o Kodachrome tenha chegado definitivamente ao fim, mesmo que eu próprio tenha gostado de usá-lo. Mas no apug há um tópico sobre alguém que está tentando reviver o Kodachrome num projeto particular...
Atenciosamente, Thomas
MirkoBoeddecker
A pergunta está muito bem colocada.
Ela coincide com minhas próprias reflexões sobre o assunto.
Se eu tivesse que salvar a fotografia colorida, tentaria com um filme diapositivo de 3 camadas com emulsão de 50-80 ASA ;-)
Mas, enquanto a Fuji continuar produzindo excelentes filmes coloridos, meu projeto provavelmente estaria fadado ao fracasso, pois meu filme de três camadas seria consideravelmente mais caro que o da Fuji e, ao mesmo tempo, tecnicamente inferior em quase todos os aspectos.
Atenciosamente,
Mirko
StefanCaspari
Se eu tivesse que salvar a fotografia colorida, tentaria com um filme diapositivo de 3 camadas com emulsão de 50-80 ASA ;-)
Mas, enquanto a Fuji ainda produz filmes coloridos excelentes, meu projeto provavelmente estaria condenado ao fracasso, pois meu filme de três camadas seria bem mais caro que o da Fuji e, ao mesmo tempo, tecnicamente inferior em quase todos os aspectos.
Atenciosamente,
Mirko
Olá, Mirko,
seria uma boa ideia relançar os antigos Agfachrome 50S e -L.
Eles teriam a vantagem de ter um processo de revelação relativamente simples, de serem vendidos em embalagens prontas para uso e de funcionarem mesmo a 24 graus.
Além disso, esse filme era um sonho.
Atenciosamente: Stefan Caspari
MirkoBoeddecker
Olá, Stefan,
Infelizmente, não é mais possível reproduzir receitas antigas na área fotoquímica.
90% dos ingredientes utilizados já não existem mais, e substituí-los é mais trabalhoso do que desenvolver uma fórmula nova.
Mas a sua contribuição é importante por outro motivo: você conhece esses filmes mais antigos e pode confirmar que, mesmo com a tecnologia de 30 ou 40 anos atrás, já existiam bons materiais coloridos. Não tão espetaculares quanto os de hoje, mas bem utilizáveis e com personalidade própria.
Além disso, em termos de fidelidade ao original, às vezes eram até melhores (exemplo: Kodachrome).
Ganha-se muito quando se sacrifica um pouco de sensibilidade. O efke dos anos 50, com seu método de fabricação de 1952 (“jogue na caldeira e pronto”), supera, quando submetido à exposição correta (e confeccionado/produzido sem erros), qualquer líder tecnológico de 100, 200 e 400.
A “corrida de velocidade” dos fabricantes de filmes foi motivada pelo fato de que esse critério era fácil de comercializar. Todos tentaram obter mais sensibilidade para provar sua liderança tecnológica e se posicionar no mercado. De repente, o cliente podia fotografar sob luz artificial, o que abriu um grande novo campo de aplicação. Infelizmente, logo em seguida as câmeras amadoras tornaram-se menos luminosas e os fabricantes otimizaram sua margem de lucro (quanto menos luminoso for o objetivo, mais fácil e barato é fabricá-lo), o que fez com que a suposta vantagem se transformasse novamente em desvantagem, mas isso é outra história.
Hoje, a situação é diferente. Quem deseja fotografar com pouca luz da forma mais rápida e simples possível obtém, com os novos chips digitais, resultados que nenhum filme consegue.
O filme mostra seus pontos fortes à luz do dia.
Além disso, é perfeitamente possível fotografar com 50 ASA sob luz artificial. É para isso que servem os tripés ;-)
Atenciosamente,
Mirko
KlausWehner
Sim, isso seria um sonho! Um novo Kodakchrome...
Pessoalmente, porém, considero esse projeto realmente muito ambicioso para ser concretizado nas condições atuais.
E não estou pensando apenas nos aspectos comerciais. A tecnologia química exótica será um problema significativo. Há pouca literatura sobre o assunto – muito terá que ser reinventado... Mas, claro, também é preciso pensar no impensável. Agora é exatamente o momento certo para isso!
Nos últimos anos, tenho me dedicado repetidamente ao Kodakchrome – embora apenas para revelá-lo como um diapositivo em preto e branco.
Recordo com saudade do antigo Agfachrome 50S! Lembro-me de que, naquela época, o filme custava cerca de 10 marcos alemães. O Kodakchrome era um pouco mais caro. Mas isso foi antes da era do “ser pão-duro é legal”. Boa qualidade a um preço justo.
Sim, essa “mania da sensibilidade” na fotografia analógica é uma evolução terrível! Há exageros graves por parte de alguns fornecedores – mas, aparentemente, é isso que os clientes querem.
Ninguém parece reclamar quando um filme vendido com uma sensibilidade nominal de 400 ASA tem, na prática, apenas 100-125 ASA. Pelo contrário! Aí ainda se procura um revelador milagroso para aumentar a sensibilidade...
Há anos que defendo indicações realistas de sensibilidade. Isso ajudaria a todos – e, de repente, os resultados da própria câmara escura também ficariam significativamente melhores.
Mas isso já é outro assunto!
Cumprimentos cordiais de Paderborn
Klaus
CPD
Se eu tivesse que salvar a fotografia colorida, tentaria com um filme diapositivo de 3 camadas de emulsão com sensibilidade de 50-80 ASA ;-)
Pelo que me diz respeito, ele poderia ter ISO 12/12 ou ISO 25/15. Mas isso provavelmente não seria viável comercialmente.
No entanto, enquanto a Fuji continuar produzindo excelentes filmes coloridos, meu projeto estaria fadado ao fracasso, pois meu filme de três camadas seria significativamente mais caro que o da Fuji e, ao mesmo tempo, inferior em quase todos os aspectos técnicos.
Tenho uma relação um tanto ambivalente com a Fuji. Claro, gosto bastante de usar o Velvia para fins específicos, mas o Provia apresenta um leve tom magenta em certas condições de iluminação. Tivemos uma discussão sobre isso recentemente no Fórum Hasselblad. De qualquer forma, isso se aplica ao RDP III de 2003; quanto ao atual, ainda não tenho certeza, pode ser que o filme tenha sido alterado nesse meio tempo.
Eu precisava, para fins profissionais — por isso também usei a Agfa 50S e 50L e seus sucessores até que fossem descontinuados —, de um filme com reprodução de cores o mais neutra possível.
A julgar pelo alvoroço nos fóruns alemães e, sobretudo, americanos, nada impediria o lançamento de um derivado do Kodachrome. Mas provavelmente o alvoroço é mais alto do que a disposição de realmente comprar tal produto. Embora, é claro, eu possa estar enganado.
Ciao!
Steffen
Mas, enquanto a Fuji ainda produz filmes coloridos excelentes, meu projeto provavelmente estaria condenado ao fracasso, pois meu filme de três camadas seria consideravelmente mais caro que o da Fuji e, ao mesmo tempo, inferior em quase todos os aspectos técnicos.
Atenciosamente,
Mirko
Que tal salvar ou ressuscitar o papel colorido reversível, já que o Ilfochrome logo será coisa do passado?
Seria possível um papel colorido reversível que não fosse tão caro quanto o Ilfochrome?
KlausWehner
Desculpe! Falha no sistema! Por favor, apague.
KlausWehner
Sim, um novo Ilfochrome — isso também seria ótimo!
Atualmente, muitos produtos que representam alta qualidade estão desaparecendo. Esses produtos ou não são substituídos, ou são substituídos por produtos de qualidade inferior.
(Há exceções animadoras: por exemplo, o Adox MCC/MCP)
Já me aprofundei um pouco na química do processo Ilfochrome. Mas produzir um novo papel é outra história completamente diferente!
Só consideraria isso possível se fosse possível assumir a produção do Ilfochrome exatamente como ela era. Considero irrealista começar do zero.
Mas a qualidade tem seu preço. Infelizmente, (quase) ninguém quer mais pagar esse preço. Não na Ilford — e provavelmente também não na Impex.
É exatamente aí que está o problema: a qualidade não é mais exigida de forma generalizada — e a disposição para pagar um preço adequado por ela é muito escassa.
Seria necessária uma ampla mudança de mentalidade.
Condições desfavoráveis para um Adoxchrome. Infelizmente!
Cordiais saudações de Paderborn
Klaus