MartinKrull
Olá, queridos membros do fórum,
umas palavras sobre mim: meu nome é Martin Krull, tenho 37 anos e sou de Lübeck.
Há cerca de dois anos, passo grande parte do meu tempo livre no meu próprio laboratório fotográfico, fotografando em preto e branco em formato 35 mm com uma Canon antiga e, mais recentemente, também em formato médio com uma Mamiyaflex RB 67.
— um hobby fantástico!
Tenho um problema que não consigo explicar:
Ontem à noite, fiz duas cópias em Adox Fine Print Vario Classic com Easylith 1+1+30 para testar como o nível de superexposição afeta o resultado. Até aí, tudo bem.
Quando o contraste ficou certo, parei o processo e passei para o fixador.
Agora, o meu problema:
No fixador, os pretos foram desbotando cada vez mais. Até certo ponto, mas não completamente. Na cópia com maior exposição (+3 stops) ainda mais do que na menos exposta (+2).
Após a viragem em Carbontoner 1+30, por cerca de 4 minutos, recuperei um pouco do preto.
Como banho de parada, uso um banho à base de ácido cítrico; como fixador, o X 89 da Amaloco (fixador rápido inodoro).
Alguém pode me dar uma dica sobre se estou fazendo algo errado e o que é? A lista de erros do Easylith da Moersch não fornece nenhuma informação a respeito.
Obrigado pela ajuda
Atenciosamente, Martin
MirkoBoeddecker
Que fixador você usa, em que concentração e por quanto tempo?
MartinKrull
Olá, Mirko
Como descrito acima, utilizo o X89 da Amaloco (fixador rápido inodoro) na proporção de 1:9, conforme as instruções. Tempo de fixação: 3 minutos. Em seguida, 4 minutos em HCA.
Trecho da Ficha de Dados de Segurança do X89:
Caracterização química:
Composição, contém, entre outros:
Água [7732-18-5] 20-50%
Tiosulfato de amônio [7783-18-8] > 50%
Sulfito de sódio [7757-83-7] 5-10%
Ácido acético [64-19-7] (C, R10-35) 1- 2%
Atenciosamente
MirkoBoeddecker
Não pode ser por causa dos 3 minutos na etapa 1+9.
Como você sabe que os tons escuros desbotaram no fixador?
Isso significa que você tem certeza de que eles ainda estavam presentes no revelador, mas não estavam mais após a fixação.
É normal que o toner aumente o Dmax novamente.
Atenciosamente,
Mirko
MartinKrull
Bem, eu percebo o início do desenvolvimento da infecção e, quando me parece que é a hora certa (“ponto de interrupção”) — tiro a foto, paro o processo e coloco no fixador.
Então vejo como os tons escuros vão recuando... de forma semelhante ao que acontece no revelador, só que ao contrário.
Não uso luz vermelha Duka, o que provavelmente faz com que os contrastes pareçam mais acentuados, de modo que não há ilusão de ótica.
Ontem tentei novamente com banhos de parada e fixador novos, e o resultado foi o mesmo.
Hoje vou experimentar outro papel. Vamos ver
Atenciosamente, Martin
MirkoBoeddecker
Olá, Martin,
Se você não estiver usando a luz vermelha da DUKA, ou está trabalhando no escuro ou, com certeza, vai acabar criando um forte véu no Vario Classic.
Será que a luz está posicionada mais perto do fixador?
Desculpa insistir nisso, mas ainda me parece que uma “ilusão de ótica” é a hipótese mais provável, já que o fixador (a menos que se trate de um lote com defeito) não deveria ficar tão desbotado.
Por que não acende a luz assim que o papel estiver no fixador e tenta confirmar isso com o “escurecimento desbotado”?
Em vez de trocar o papel, eu trocaria primeiro o fixador ou realizaria a diluição do fixador.
Atenciosamente e boa sorte,
Mirko
Urnes
Olá,
até certo ponto, isso é normal. Se você usar luz vermelha Duka — e eu não faria de outra forma, ainda não encontrei nenhum papel lith que tolere outra coisa. Então, com a luz vermelha Duka, você deixa as sombras se estenderem até o ponto em que você diz “droga, agora as sombras se estenderam demais”, ou seja, um bom pedaço além do ponto que se deseja alcançar. Então pare e fixe. Tente com 2 minutos (já que é um fixador rápido). Após a primeira etapa, você pode acender a luz. Você verá que, na impressão, a densidade diminui (é claro que já dá para ver mais detalhes sob a luz branca) e os detalhes nas sombras voltam a ficar visíveis aos poucos. Dependendo do papel, ainda ocorre uma mudança de cor do amarelo para o vermelho/rosa até que a cópia esteja finalmente seca. No Polywarmtone, por exemplo, o processo não é tão acentuado, enquanto no Fomabrom é mais pronunciado.
Atenciosamente, Sven.
MartinKrull
Olá,
Estou quase ficando com vergonha...
Ontem tentei de novo, com a câmera digital à mão, para documentar o “desbotamento”.
Os mesmos parâmetros, só que com iluminação vermelha e deixando a exposição um pouco mais longa, como o Sven sugeriu.
Exposição de 1 min a 1,5 min (um pouco mais do que o normal), depois no fixador e acendi a luz imediatamente, com a câmera pronta para fotografar e... nada, nenhum desbotamento.
2ª tentativa: um pouco menos de tempo no revelador, pois na primeira ficou muito forte e... nada, nenhum desbotamento.
Não entendo. Será que realmente tem a ver com a luz? :rolleyes:
Em anexo, as duas tentativas de ontem para mostrar algo, o scanner é meio ruim...
Atenciosamente, Martin
Urnes
É melhor você nem pensar nisso. Se agora está funcionando bem, pode continuar testando. Se não fosse por causa da luz, talvez eu tivesse apostado na temperatura do fixador.
Os pássaros no porto também ainda estão na minha lista; de onde você tirou essas fotos?
Atenciosamente, Sven.
MartinKrull
Olá, Sven,
É curioso, no entanto...
A grua fica em Lübeck, na ponta da Península de Wall. Tem 100 anos e é patrimônio histórico. É fácil chegar lá de carro.
Atenciosamente, Martin