andreasdegner
Olá, pessoal!
Desde que comecei a ampliar também fotos de médio formato com meu Opemus 6 (usando a Anaret 4.5/80), notei anéis concêntricos bastante claros ao lado da imagem projetada. Na minha opinião, eles só podem ser reflexos no interior do fole. Desmontei a placa e dei uma olhada lá dentro...o fole brilha bastante e imagino que isso cause uma grande quantidade de luz difusa que reduz o contraste na imagem, prejudicando a gradação nas áreas claras. Alguém conhece esse problema? Existe talvez algum tipo de spray fosco que adira ao plástico? Ou existem outros folhos feitos de tecido?
Atenciosamente
Andreas
Wolfgg
Olá, Andreas,
Como teste, tente colocar um tubo de tecido preto (por exemplo, feltro) ao redor da parte interna do fole e verifique se ele realmente reflete o som.
Atenciosamente, Wolfgang
piu58
A segunda melhor opção é o veludo, que pode ser encontrado em versão autoadesiva nas lojas de materiais de construção. Ele tende a soltar um pouco de fiapos: basta escová-lo primeiro e, por fim, retirar com fita adesiva; assim, fica perfeito. Usei esse material para revestir várias câmeras MF, e o resultado é ótimo – muito melhor do que qualquer tinta preta, que tende a refletir a luz quando a incidência é intensa.
O melhor é o veludo preto, mas ele é difícil de trabalhar.
andreasdegner
Obrigado pelas dicas até agora!
O problema é só como colar o veludo de forma bem ajustada no interior do fole... Vai dar um certo trabalho, embora seja possível. Talvez eu faça primeiro o teste do Wolfgang para ver se o fole realmente tem uma influência tão grande assim.
O motivo da minha suspeita sobre os reflexos internos é que eu quis medir as densidades de uma escala cinza (que vai até 1,95) na projeção com meu recém-adquirido Hauck Trialux. Ao fazer isso, notei diferenças consideráveis nos valores medidos nos níveis de alta densidade, dependendo se eu limitava ou não o recorte do campo de densidade correspondente usando as fitas de máscara negativa. Os valores medidos para a faixa de densidade da escala variaram entre 1,5 e 1,9 (o último valor seria aceitável para mim). Isso me leva a concluir que a luz difusa provém, sem dúvida, da lente, pois evitei os reflexos da base para o teto e as paredes e de volta usando tecido de molton. Portanto, há apenas duas possibilidades: ou a lente em si tem baixo contraste, ou a luz difusa provém dos reflexos no fole. Como tenho uma cabeça difusora, uma grande quantidade de luz não direcionada entra no fole, de modo que imagino que essa seja a fonte de erro mais provável.
Repeti o teste com minha KB El Nikkor 2,8/50... o mesmo efeito, embora essa lente devesse estar acima de qualquer suspeita e também esteja em ótimo estado.
Atenciosamente
Andreas
TR
Por que não tenta, então, substituir provisoriamente o fole por um pedaço de papelão? Assim, você vai saber com certeza.
bernhardmangelsgmxde
De alguma forma, não estou entendendo muito bem o que você está fazendo exatamente. Você tem uma escala de cinza como negativo com uma densidade máxima de 1,95, amplia-a na mesa de projeção e mede ali a densidade da projeção, que deveria corresponder à densidade da escala de cinza na medição com luz incidente?
andreasdegner
Olá,
Acho que descobri o motivo da diferença: ao examinar mais de perto, percebi que a Anaret tinha uma camada de resíduos no vidro (inclusive no lado interno da lente traseira). Retirei a lente e a limpei, e vejam só: de repente, a projeção ficou com muito mais contraste.
Uma segunda razão foi a falta inicial de máscara nas áreas vazias dentro do plano negativo (a cunha cinza recortada não preencheu totalmente o 6x6). Se isso não for feito, há excesso de luz difusa, mesmo com a melhor lente.
Com essas descobertas, agora registro uma diferença de densidade de 1,9, o que me deixa satisfeito. Por enquanto, vou dispensar o revestimento do fole (principalmente porque os reflexos anulares ficam bem fora do formato iluminado). Bem, de qualquer forma, aprendi mais uma coisa.
@namir: Eu só queria, por curiosidade, testar meu recém-adquirido Trialux contra a chave cinza; o objetivo era, na verdade, calibrar minha cabeça de mistura de cores para o meu papel fotográfico. No entanto, não faço nenhuma medição de luz incidente. O Trialux mede apenas a intensidade da luz incidente da projeção em um ponto. Se eu medir o campo mais claro e o mais escuro da projeção, e os tempos de exposição exibidos forem T1 e T2, então o resultado deve ser log(T1/T2) = 1,95. Na minha primeira medição, porém, o resultado foi apenas 1,5. Motivo suficiente para investigar o erro.
Atenciosamente
Andreas