Olá,
antes de mais nada, seja bem-vindo! Meu nome é Andreas, venho da fotografia digital e estou dando meus primeiros passos na fotografia analógica de médio formato (além das brincadeiras com a câmera de alguns anos atrás). Para isso, comprei uma Bronica SQ-B com visor de fenda, tirei algumas fotos e já as revelei sozinho (sem muito sucesso, por causa de manchas nos negativos. Provavelmente foi entrada de luz na caixa de revelação...). Mas isso é um assunto um pouco diferente...
Até agora, tenho usado minha Sony Alpha 100 ou minha Sigma DP2x como medidor de luz, o que é um pouco complicado, pois elas não cobrem a faixa de abertura das lentes da Bronica e, naturalmente, têm possibilidades bem diferentes em termos de tempos de exposição.
Como leitura de férias, mergulhei no livro “A
Grande Teoria da Fotografia”,
de Andreas Feininger, que defende que se deve realizar a exposição e a revelação de cada filme a título de teste para determinar o verdadeiro valor ISO. Supostamente, os fabricantes indicam valores de sensibilidade muito altos, se bem me lembro. Qual é a experiência de vocês com isso? Isso ainda acontece com os filmes atuais? O livro já tem alguns anos.
Isso implica, no entanto, que mesmo com um exposômetro é necessário poder ajustar livremente os valores ISO, e não apenas os valores habituais indicados pelos fabricantes de filmes (25, 50, 100, 200, 400, 800, ...). Existem aparelhos assim? Alguém poderia me recomendar um que não seja muito caro, que faça medição de objeto, de luz e talvez também pontual (pode ser um recurso que possa ser adicionado posteriormente)?
Agradeço qualquer recomendação, pois ainda não tenho uma visão geral do que existe e do que é importante nesse assunto, e quero evitar uma compra errada e cara.
Desde já, obrigado!
Atenciosamente,
Andreas