Zeze
Olá a todos,
Estou muito interessado nos dois filmes mencionados acima e gostaria de testá-los primeiro em 35 mm.
Meu revelador padrão para praticamente tudo é o Kodak D76; por isso, minha pergunta:
Qual revelador é recomendado para essas emulsões? Sempre vejo o nome ADONAL nas descrições dos produtos. E: o CHS 100 é um filme mais versátil do que, por exemplo, o AGFA APX 100 no RODINAL?
Agradeço antecipadamente pelas respostas
:)
Olivinyl
Olá, Zeze
Revelei o Adox CHS 100 em RODINAL/ADONAL na proporção 1:50. 11 minutos a 20 °C.
Usei um banho de parada, mas com menos de 3% de ácido.
Na minha opinião, o grão é praticamente igual ao do APX 100, mas tem uma certa nitidez no APX.
Vou realizar a exposição do próximo filme com 80 ASA e revelá-lo por apenas 10 minutos em ADONAL 1+50.
Ainda faltam fazer mais testes em 1+25 por 5,5 minutos no ADONAL e no Xtol 1+1 e 1+2.
O Xtol é um território totalmente desconhecido para mim. Mas com certeza há algumas pessoas aqui que podem falar sobre essa combinação.
O Adolux ATM 49 também deve combinar muito bem com esse filme.
Aqui estão algumas digitalizações do negativo ADOX CHS 100 / ADONAL 1+50:
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Ampliação do negativo
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Atenciosamente, Oliver
Zeze
Muito obrigado pelas informações e pelas fotos de exemplo :)
Vou encomendar alguns rolos ADOX e depois fazer algumas experiências por conta própria.
Atenciosamente
TiMo
O melhor é experimentar!
Acho que esse filme tem um charme bonito e rústico. Gosto de usá-lo na minha câmera "de bolso" para tirar fotos espontâneas. Os exemplos abaixo foram revelados com ADOX APH 09. São digitalizações não editadas do negativo. As cópias impressas ficariam mais nítidas.
Zeze
Está lindo, muito obrigado!
O pedido será enviado hoje :)
TR
As fotos poderiam muito bem ter sido tiradas com qualquer outro filme “clássico” em preto e branco. Se eu pegasse o filme X, realizasse a exposição corretamente para as sombras e a revelação para as luzes (sem recorrer àquela bobagem do “push”, que, por mais estranho que pareça, é muito comum), fizesse uma cópia de boa qualidade e depois mostrasse isso na internet, acrescentando que “isso é filme, afinal”, o filme de repente seria considerado bom. No entanto, os filmes P&B atuais de cada gênero são extremamente semelhantes. Aqui, deve-se prestar mais atenção a aspectos como preço, sensibilidade mecânica da emulsão e torção.
PS: Isso não pretende, de forma alguma, ser uma crítica ao filme ADOX.
Wolfgg
Bem, não é bem assim tão simples; o efeito da imagem é influenciado por fatores específicos do tipo, como
- A evolução da curva característica, dependendo da combinação de filme/revelação (uma curva contínua produz um efeito de imagem totalmente diferente de uma com uma protuberância)
- A sensibilidade espectral do filme
- A distribuição dos cristais de brometo de prata/prata e sua migração nas duas fases úmidas (lavagem e revelação).
No caso das digitalizações, soma-se ainda o fato de que cada scanner acrescenta sua própria curva de gradação. E enquanto a maioria de nós estiver diante de telas não calibradas e sem perfil, com uma curva de gradação totalmente desconhecida, cada um verá algo diferente, de modo que avaliações de filmes ou mesmo discussões sobre o efeito da imagem dessa forma só são possíveis em um âmbito muito modesto.
Atenciosamente, Wolfgang
thomas_l
@T.R. Bem, no que diz respeito aos Efkes, não vejo as coisas dessa forma. Os Efkes têm realmente uma característica própria, porque, tecnicamente falando, não são tão modernos assim. Gosto bastante deles, mas não é por isso que os uso como filme padrão. Fora isso, o que você disse certamente faz sentido: se se usa um Tri-X ou um HP5, na verdade não faz muita diferença.