Rotlicht
Boa noite a todos,
preparei o A49 há algum tempo, mas não consegui usar tudo. Agora, o revelador está guardado, bem fechado, há mais tempo do que as 4 semanas máximas indicadas (cerca de 10?), e ficou um pouco rançoso. É claro que não quero mais revelar filmes com ele, mas ouvi dizer que reveladores antigos para negativos também podem ser usados para papel? Seria ótimo, claro, se eu não precisasse jogá-lo fora! Vocês têm alguma experiência com isso?
Atenciosamente,
rotlicht
piu58
Em frascos realmente bem fechados, ou seja, que nunca tenham sido abertos, é possível conservá-lo por muito mais tempo. Mesmo com uso contínuo, ele dura mais de 4 semanas; há uma boa quantidade nele.
É claro que dá para revelar papéis com ele. Mas o revelador é muito suave — os papéis exigem produtos químicos mais potentes. Resumindo: em princípio, é possível obter um resultado, mas não é recomendável.
michael-kielgmxnet
Experimentos usar o A49 em um rolo de teste. Ontem mesmo, consegui revelar um rolo com uma solução de revelação de seis meses, e o líquido já estava um pouco esmaecido.
Para papel, eu só usaria esse revelador em casos especiais, por exemplo, no processo de revelação em dois banhos, após um primeiro revelador que tenha trabalhado bastante.
Rotlicht
Hum, DEPOIS de um revelador de ação forte?
Resolvi testar e passei um papel Ilford de graduação fixa 3 no A49 (cerca de 2 minutos) e, em seguida, no revelador “normal” N113 (cerca de 30 segundos até atingir o tom que me agradou). Claro que foi improvisado, não reproduzível e muito menos científico etc., apenas uma primeira tentativa. Mas os resultados foram incríveis! O papel sempre me pareceu muito duro (talvez um pouco velho? Isso faz diferença?), mas, depois de dois banhos, até os tons de cinza mais sutis ficaram lindos!
Como ainda tenho bastante desse papel de graduação fixa, vou continuar testando. Há algo a se levar em conta? Se revelarmos primeiro no N113 e depois no antigo A49, graças ao banho de parada, não deve acontecer mais nada com os produtos químicos, certo? Ao contrário da minha tentativa, na qual provavelmente houve contaminação no N113?
Atenciosamente,
jan
michael-kielgmxnet
Normalmente, o revelamento em dois banhos é feito da seguinte forma: no primeiro banho, utiliza-se um revelador de ação forte (ou seja, no seu caso, o N113) e nele se revelam exclusivamente as sombras. Assim que as sombras apresentarem detalhes suficientes, a cópia deve ser retirada e colocada no segundo banho, onde as luzes são então reveladas.
Isso funciona melhor quando o revelador inicial não age muito rápido, para que haja tempo suficiente para passar do primeiro para o segundo banho. Talvez eu diluísse o N113, mas não muito, caso contrário as sombras não ficarão bem definidas.
Em vez do N113, você também pode experimentar um revelador lith bem concentrado.