GX680
Olá,
Depois de um longo intervalo, voltei a trabalhar com papel PE. Antigamente, o papel da Agfa era o que eu mais gostava, por isso acabei optando pelo ADOX MCP310 para PE.
No que diz respeito à emulsão, o ADOX parece ser realmente muito semelhante ao antigo papel da Agfa. Não notei nenhuma diferença visível.
No entanto, agora tenho o problema de que o ADOX MCP310 não fica plano após a secagem ao ar (no varal). O papel fica arqueado nos cantos, voltado para o lado da emulsão. No formato 18x24 cm, os cantos ficam levantados cerca de 2 a 3 cm.
Depois de perceber o problema pela primeira vez, prestei muita atenção aos tempos e lavei no tempo mínimo (2,5 minutos). Infelizmente, sem melhora.
Todos os outros papéis PE que ainda tenho aqui não apresentam esse comportamento com o mesmo processo, mesmo com 5 minutos de lavagem.
Alguém conhece esse problema? Será que um secador contínuo ajudaria?
Muito obrigado por sugestões para resolver isso!
MirkoBoeddecker
Como, com exceção do Fomaspeed, todos os papéis PE são revestidos sobre um suporte idêntico, fico um pouco surpreso que “todos os outros papéis” supostamente se comportem de maneira diferente. Será que eles já são mais antigos?
O problema em si é bem conhecido e as respectivas “reclamações” chegam pontualmente todos os anos no inverno (em todas as marcas), quando o ar fica seco.
Os papéis PE ondulam quando a umidade do ar na sala é baixa. Quando ela aumenta, eles voltam a ficar lisos. Às vezes, basta (para testar, é claro) deixar as imagens expostas ao ar livre.
Em princípio, um secador contínuo não deve alterar nada nisso.
Problemas de lavagem causados por umidade tendem a se manifestar por meio de água que penetrou lateralmente no suporte de papel.
Nesse caso, o suporte ondula para cima e para baixo nas bordas. Isso não tem conserto, mas quase não ocorre mais com o suporte Schöller usado atualmente.
Atenciosamente,
Mirko
GX680
Muito obrigado pela resposta rápida!
Sim, os outros são, em sua maioria, bem mais antigos: Ilford MGIV e Agfa MCP310 de 1997 a 2003. E de tamanho maior: 30x40. Naquela época, eu não observava esse comportamento, mesmo com o ar seco do inverno.
Como comparação atual, usei o Tetenal Work, que utilizo em 24x30 para os contatos. Revelado dois dias antes, ele também não apresenta esse efeito
— até agora...
Problema identificado! Os outros são armazenados de forma que fiquem pouco expostos ao ar ambiente (gaveta) ou que o ar ambiente possa circular uniformemente por ambos os lados (pasta de negativos arejada).
Quando tiro uma folha “plana” da pasta de negativos e a coloco sobre a mesa, posso ver como os cantos se curvam para cima.
Em um tampo de mesa de plástico, isso é bem mais acentuado do que em uma mesa de madeira.
No entanto, esse efeito parece ser particularmente acentuado no ADOX MCP310 no formato 18x24. Infelizmente, não tenho outros formatos para testar.
Acabei de pegar um MGIV antigo (de 1998, mais ou menos). A princípio, ela está absolutamente plana, mas no tampo da mesa também dá para ver como ela se curva. No entanto, em torno do “eixo central longitudinal”, enquanto a ADOX se curva em torno do centro, o que parece bem mais “defeituoso” com o mesmo desvio.
Se bem me lembro, antigamente os papéis vinham “pré-curvados” nessa direção em torno desse “eixo central longitudinal”, enquanto os papéis novos ficam bastante planos no ampliador durante a exposição.
Talvez haja também uma espécie de direção das fibras no suporte do papel, o que determinaria direções de corte favoráveis e muitas desfavoráveis na confecção?
Atenciosamente,
Stefan
thomas_l
Isso também não é culpa do Fomaspeed. Aqui ao meu lado, no escritório, há uma foto encostada na estante que eu ampliei com o Fomaspeed V. Desde que chegou o inverno e o aquecimento central está a todo vapor, ela está ficando curvada. Hoje já parece quase uma halfpipe. Mas isso vai se corrigir sozinho.
Abraços, Thomas