MiJa
Olá a todos,
Depois de um longo tempo longe do mundo dos laboratórios, estou de volta a essa paixão! Dei uma olhada nos resultados antigos e, de repente, a vontade voltou com tudo!
E como, infelizmente, os produtos da Agfa já não existem mais, estou procurando um substituto adequado (!) para o bom e tão querido Record Rapid 111. Um substituto aceitável no momento foi o Fortezo Museum Wight FS14.
As primeiras tentativas com Adox Nuance, Variotone e Bergger CB trouxeram resultados realmente aceitáveis, mas não aquele tom quente que conheço do RR111 (e que gostaria de ter de volta...). Comparar as novas cópias com as “antigas” mostra claramente a diferença no tom quente: o RR111 é mais acastanhado e, bem, ?, mais rico?!. E “naquela época” eu só revelava, não fazia tonalização nem nada do tipo.
Reveladores ADOX Adotol WA e Moersch SE WA; abordagens diferentes.
Agora leio ocasionalmente sobre o Rollei Vintage 131 ou 331. A Rollei dificilmente produziria o papel ela mesma, quem poderia ser?
Além disso, tenho dificuldades consideráveis para secar as folhas de forma plana; parece que ainda preciso de um pouco mais de prática até conseguir o mesmo resultado do RR111 ou do FMW!
E agora, uma pergunta muito importante para o grupo: quais são as experiências de vocês com o papel Rollei mencionado? E qual substituto do RR111 vocês recomendam?
Desde já, agradeço pelas informações!
Saudações de Kön
Michael
piu58
... Rollei Vintage 131 ou 331.
São papéis Foma, o 131 é de barita e o 331 é PE. Já usei alguns pacotes deste último. O suporte tem uma leve tonalidade marfim; é um papel de tom quente rico em prata, portanto, fácil de tonificar, mas resistente (por ser de grão fino, o que confere o tom quente).
Tandemfahren
Olá, Michael,
Além disso, gostaria de te recomendar que participes do projeto Polywarmton:
http://www.polywarmton.com/Deutsch/Deutsch/Registrieren.php
O Forte Polywarmton era, como eu sempre digo, “o papel dos deuses”!
Atenciosamente,
Frank
MiJa
Olá, Frank,
o Forte Polywarmton era,
como
eu sempre digo, “o papel dos deuses”!
Bem, com tantos elogios, não tenho como ficar de fora, tenho que entrar nessa conversa...
Falando sério: já há alguma informação “mais recente” sobre isso?
Saudações de Kön
Michael
MirkoBoeddecker
...mas pouco sensível (por ter grãos finos, o que confere o tom quente)
Olá, Uwe,
pelas informações de que disponho, o Fomatone é uma emulsão colorida que praticamente não produz tom quente devido ao tamanho do grão.
Isso também se reflete na diferença muito pequena no tom da imagem entre o revelamento em tons quentes e frios, ou no tom muito quente resultante do revelamento em tons frios.
Você obteve resultados diferentes?
Gostaria de saber, pois não uso esse papel e meus testes já foram feitos há dois anos.
Atenciosamente,
Mirko
piu58
Caro Mirko,
Não sou grande fã de tons quentes; esse papel simplesmente “caiu nas minhas mãos”. Por isso, minhas opiniões a respeito talvez não sejam das mais precisas. Estou comparando-o com o Variant III.
Visto pelo verso, não há diferença maior do que entre os diferentes lotes do Variant. Visto de frente, ele é amarelado: ou seja, como você diz, uma emulsão colorida (não um suporte colorido). Além disso, o tom da imagem é visivelmente mais quente e reage de forma muito mais acentuada ao revelador de selênio: o Variant fica um pouco mais frio e com maior contraste, só isso. Isso não muda mesmo com uma viragem muito longa ao selênio.
O 331 fica inicialmente muito mais contrastado e se aproxima do tom de imagem normal, sem chegar a atingi-lo. Com uma grande viragem, a densidade das sombras diminui novamente e o tom da imagem fica marrom-avermelhado.
O papel também é muito menos sensível, cerca de um fator 10.
michael-kielgmxnet
...mas pouco sensível (por ter grãos finos, o que confere o tom quente)
Olá, Uwe,
pelas informações de que disponho, o Fomatone é uma emulsão colorida que praticamente não produz tom quente devido ao tamanho do grão.
Isso também se reflete na diferença muito pequena no tom da imagem entre o revelador de tom quente e o de tom frio, ou no tom muito quente resultante do revelador de tom frio.
Você obteve resultados diferentes?
Gostaria de saber, pois não uso esse papel e meus testes já foram feitos há dois anos.
Atenciosamente,
Mirko
Não posso confirmar isso. Percebe-se uma diferença clara entre o revelamento em um revelador de tom quente, como o NEUTOL WA, e em um revelador de tom frio (Moersch SE6).
Além disso, o Fomatone reage muito fortemente à viragem ao selênio; o tom quente levemente esverdeado muda para tons de marrom mais frios.
MiJa
Olá a todos,
já está ficando bem legal...
@ Uwe: qual é a sua impressão sobre o papel Rollei em comparação com o Agfa Record Rapid 111?
@ todos: esse é justamente (para mim) o problema com os papéis atuais: essa nitidez nítida, o alto contraste, o suporte que não é totalmente branco e o tom quente levemente acastanhado — e não esverdeado —, além da planicidade, que na época me convenceram, apesar do preço nada moderado... e tudo isso sem a necessidade de um pós-tratamento obrigatório!
O que mais gosto ainda é o Bergger; eu descreveria a imagem/tom quente como um “preto neutro intenso”... A seguir, ainda farei um teste com as folhas da Rollei.
O que vocês usam como alternativa? Ou posso esquecer o sonho da Agfa de novo?
Saudações de Colônia
Michael
MirkoBoeddecker
Olá, Michael,
No que diz respeito ao suporte e à planicidade, hoje em dia todos os papéis são semelhantes, já que todos são fabricados com o último tipo de suporte remanescente.
O MCC em NEUTOL (agora ADOTOL) WA oferece um preto quente suave, sem tendência para o esverdeado. Ele também produz um alto contraste de detalhes (nitidez).
A Agfa tentou, aliás, lançar com o MCC um substituto para o Brovira E o Record Rapid com multicontraste e sem cádmio.
No entanto, não colorimos o suporte (o que, por exemplo, beneficia ainda mais a amplitude de contraste e o contraste de detalhes).
Em suportes coloridos, você tem à disposição:
Fomatone / Rollei (mas tende para o esverdeado devido à emulsão colorida)
Ilford MG Warmtone
Bergger Warmton
à sua disposição.
O Polywarmtone também tinha um suporte branco (exceto o PW17, mas esse era de camurça).
O ADOX Variotone também possui um suporte branco puro.
Atenciosamente,
Mirko
MiJa
...sim, olá, Mirko, e a todos os outros, nossa, "...aqui vocês serão atendidos...", maravilhoso!
Também experimentei o Variotone e o Bergger e gostei muito dos dois, mas — na minha opinião, claro que subjetiva — eles são mais “neutros” do que “quentes”, seja lá o que isso signifique...
Mas agora testei este Rollei Vintage 131 e 331, e pelo que parece, acho que vai ser o 131! O 331 me parece ter um suporte branco puro demais, enquanto o 131, com seu tom quente e o suporte que não é branco puro, está bem no meu “gosto”, tudo em Moersch WA.
E seca sem problemas, ficando bem liso!
Acho que esse tom de imagem combina melhor com “minhas” paisagens.
Agora só preciso descobrir como se chama esse papel...
Atenciosamente de Colônia
Michael
piu58
Agora só preciso descobrir como se chama esse papel...
É o Fomatone MG 131.