Olivinyl
Olá a todos,
quem já trabalhou com o Rollei Retro 400S e o AGFA ASP 400S (Bélgica) e poderia, por favor, confirmar ou complementar os tempos de revelação?
Já procurei na internet, mas os tempos variam bastante entre as fontes.
Método de revelação: 1 minuto de agitação contínua + 1 agitação a cada 30 segundos
RODINAL/ADONAL:
@ 400 ASA 1+25 10,5 min. 20 °C
@ 800 ASA 1+25 16 min. 20 °C
@ 1600 ASA 1+25 24 min. 20 °C
@ 400 ASA 1+50 22 min. 20 °C
@ 800 ASA 1+50 31 min. 20 °C
@ 1600 ASA 1+50 90 min. 20 °C Revelação em estático
Xtol:
@ 200 ASA 1+2 14 min. 20 °C
@ 400 ASA 1+2 21 min. 20 °C
@ 800 ASA 1+2 25 min. 20 °C
Alguém ainda tem os tempos do Xtol para 1+1 ou Stock?
Abraços, Oliver
Gast
A ficha técnica da Rollei indica 17 minutos, 400 ASA e 20 °C para Xtol 1+1: http://www.maco-photo.de/files/images/TA_Rollei_RETRO400S_dt.pdf
Olivinyl
Olá
Ah, não tinha percebido os tempos indicados na ficha técnica.
Fiz a exposição de um rolo de teste a 400 ASA e revelei com ADONAL 1+50 por 22 minutos a 20 °C.
Ficou realmente bom.
O grão é relativamente fino e os tons de cinza ficaram bem reproduzidos.
O filme também digitaliza bem.
Atenciosamente, Oliver
ultra8
Este filme nunca, em hipótese alguma, atinge 400 ASA no XTOL. Eu realizo a exposição deste filme a 200 ASA e revelo em XTOL 1+1 por 12 a 13 minutos, dependendo do contraste.
Olivinyl
Olá, Jörg
Bem, então acho que com 17 minutos de X-Tol 1+1 já fica um stop mais escuro.
Com um fator de 1,2 a 1,3 para um stop no X-Tol, isso já se encaixa quase perfeitamente, ou estou totalmente errado?
Atenciosamente, Oliver
Olivinyl
Fiz os primeiros testes com o ASP 400S.
Fotografei um cartão de escala de cinza e um cartão cinza com a estrela da Siemens (para a calibração manual do scanner) e revelei em ADONAL 1+50 a 20 °C.
Digitalizei os negativos e determinei os pontos de preto e branco apenas com o densitômetro Silverfast AFL 6.
Tirei as fotos com 100, 200, 400, 800 e 1600 ASA. Revelei a primeira série de exposições por 22 minutos, conforme a ficha técnica, o que, na minha opinião, foi tempo demais. Também tirei algumas fotos ao ar livre que quase não apresentavam gradações de cinza, ou seja, eram muito contrastadas.
O próximo rolo foi revelado por apenas 20,5 minutos. Agitação contínua de 1 minuto – 1 agitação a cada 30 segundos.
Ficou muito bom em 200 ASA; na digitalização, as gradações de cinza mais baixas são bem visíveis. Por outro lado, os tons de branco/luzes estão muito próximos uns dos outros.
A 400 ASA, os tons de branco são mais visíveis, mas os tons de cinza são um pouco mais acentuados, mas absolutamente aceitáveis. O grão do filme é muito agradável e o filme é fácil de digitalizar. Mesmo as exposições a 800 e 1600 ASA ainda podem ser digitalizadas muito bem.
Imagens 1-3 400 ASA 1/60 f/5,6 (céu nublado) 22 min. ADONAL 1+50 20 °C (Voigtländer Vito CL Color-Skopar 2,8/50)
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Detalhe da imagem 2
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Imagens 4-7: Vários valores de ASA e abertura, 20,5 min. ADONAL 1+50, 20 °C (Yashica FX 103, Yashica 1,4/50)
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
thomas_l
Ah, é… e por que você queria acumular tempo de revelação agora?
ultra8
Propaganda desleal para outros filmes :)
Bem, mantenho minha opinião: esses são filmes especiais e não se comparam aos clássicos.
Atenciosamente, Jörg.
thomas_l
Sim, aqueles que ainda escrevem o que pensam, pensam e escrevem isso :-)
ultra8
Alguns exemplos do Agfa ASP400S
@200 revelados em Xtol 1+2

Impressão em MCP
Olivinyl
Ah, é... e por que você queria acumular tempo de revelação agora?
Que tal tentar adivinhar?
Vou explicar:
Para mim e para as pessoas que também querem usar esse tipo de filme ou simplesmente querem ver como ele fica visualmente, como diferentes tempos de revelação e reveladores afetam esse tipo de filme. Por isso, aliás, a postagem inicial sobre os tempos de revelação com diferentes reveladores.
Infelizmente, nem todos os tempos registrados no Digitaltruth se encaixam, ou as listas estão incompletas.
Por isso, resolvi montar minha própria lista.
@ Jörg: Ficou legal. Você usou algum filtro na foto de cima com a torre de rádio?
Tenho como valor Xtol 1+2 por 14 minutos a 200 ASA. Isso está certo? Você tem outros tempos?
Não, Jörg, se eu fosse fazer propaganda de filmes de outras marcas da FOTOIMPEX, provavelmente ficaria assim:
“Peguem seus carros, mandem tirar séries de fotos de vocês e de seus veículos. Os equipamentos Traffipax são capazes de tirar 5 fotos por segundo. Façam um desfile de carros em alta velocidade. Passem no sinal vermelho, sorrindo.
A cidade vai ficar feliz com a injeção de dinheiro e os fabricantes de filmes de fiscalização de trânsito também, com o aumento da demanda por filmes. Garantam a produção de material fílmico, dirijam rápido!”
Que o ASP 400S não oferece as qualidades de um Tmax 400 ou FP5+ nem sequer está em discussão. É um filme muito barato (vendido por metro) que vem em suporte transparente e também é fácil de digitalizar. A relação custo-benefício é boa.
O mesmo vale para o PolyPan F 50, que está sendo lançado no mercado a um preço incrivelmente baixo (ainda não usei esse filme). Esse filme também não é comparável a outros filmes de 50 ASA; ele é fino e não tem proteção contra halos de luz — o Lucky também não tem, e esses filmes são comprados e submetidos à exposição mesmo assim, porque têm personalidade...
Abraços, Oliver
Olivinyl
Grande problema com o Xtol
Já listei acima alguns tempos para o AGFA ASP 400S que encontrei na internet, mas estou muito inseguro quanto aos tempos do Xtol, pois eles variam bastante entre si. Em alguns casos, são indicados os mesmos tempos para 1+1 e 1+2, e isso não pode estar certo!
Além disso, os 17 minutos indicados na ficha técnica do Rollei 400S em @400 para Xtol 1+1 não batem com os tempos mencionados no site “Digital Truth”! Lá, para 1+2 @400 ASA, são 17 minutos!
Quem já revelou o Agfa ASP 400S, Rollei Retro 400S, GP 27 Surv. em Xtol e pode indicar alguns tempos confiáveis?
Os tempos do ADONAL/RODINAL batem, eu até os reduzi para 20 min. em 1+50 a 400 ASA.
Abraços, Oliver
Edit: Erro de digitação e texto alterado
KlausWehner
Olá, Oliver,
Testei o Rollei 400S há algum tempo.
A ausência de dados de revelação confiáveis para este filme se deve ao fato de que o fabricante o concebeu para fins totalmente diferentes da fotografia em preto e branco comum.
O filme tem um contraste de base relativamente alto e, para a fotografia normal, uma sensibilidade útil de aproximadamente 21...24 DIN.
Se você quiser usar esse filme de forma permanente, terá que testá-lo você mesmo para ver se atende às suas necessidades. Dados de revelação obtidos por outros fotógrafos não vão te ajudar nesse caso.
Se você já tem clareza de que este filme não é um filme para fotografia de ponta, então uma calibração aproximada será suficiente. Isso realmente não dá tanto trabalho!
De qualquer forma, você terá assim valores confiáveis (para você).
Atenciosamente,
Klaus
Olivinyl
Olá, Klaus
Revelei esse filme com ADONAL/RODINAL a 400 ASA, obtendo bons resultados (absolutamente suficientes para digitalização).
Sei que ainda preciso ajustar os tempos de acordo com o meu gosto ou com a finalidade de uso.
Os diversos tempos que circulam na internet estão me confundindo agora, e eu preciso começar por algum tempo.
Estou apenas procurando um valor de referência no qual possa me basear.
Atenciosamente, Oliver
Otto
Aqui está a ficha técnica original da Agfa:
http://www.maco-photo.de/files/images/Retro400S_Infrared_aviphot_pan400S_2006_01_09_en.pdf
Fica bem claro que, com os reveladores indicados e um valor gama de 0,57 (gradiente médio, página 4), o filme atinge uma sensibilidade de 200 ASA. Um valor gama dessa magnitude corresponde a uma aplicação fotográfica normal. Os filmes para fotografia aérea são revelados com valores gama mais altos, a fim de compensar o menor contraste do motivo nas fotos aéreas. Dependendo do revelador utilizado, a sensibilidade ISO do filme alcançável para aplicações fotográficas normais também pode ser significativamente inferior a 200 ASA, como Klaus Wehner já relatou. O filme não é, de fato, um filme de 400 ASA para fins fotográficos normais, mas sim um filme especial.
Atenciosamente,
Otto!
Olivinyl
Olá a todos.
Já tinha visto a ficha técnica, mas não dei muita atenção a ela. É muito superficial.
Um valor de gama de 0,57 a 200 ASA é bom, e a sensibilidade até quase 750 nm também não é desprezível para algumas experiências com filtros vermelhos ou infravermelhos.
O preço de compra do filme/por metro era muito baixo e isso torna o filme interessante para mim.
Como se explica que o valor gama com o revelador Gevatone 66 a 30 °C e 400 ASA seja de 0,90, enquanto a uma temperatura mais elevada (37 °C) e com 370 ASA seja de 0,73?
Será que a redução do tempo de revelação devido ao aumento da temperatura altera tanto o valor gama, mesmo que o valor ASA alcançado seja mais alto?
É sabido que, ao reduzir o tempo de revelação, o valor gama fica mais baixo, e ao prolongá-lo, fica mais alto. No processo de revelação forçada, isso é bem perceptível. Mas alterar ou aumentar a sensibilidade do filme por meio do aumento da temperatura e da redução do tempo. Isso é uma característica do filme ASP ou se aplica a outros tipos de filme? Agora entendi que o valor gama do ASP aumenta muito rapidamente.
Atenciosamente, Oliver
Otto
O ponto de partida é sempre o contraste da imagem. Quando o contraste da imagem é normal, o filme é revelado com um valor gama de cerca de 0,57. Qualquer pessoa que já tenha tirado diapositivos de dentro de um avião durante as férias certamente percebeu que eles ficavam bastante apagados em comparação com os outros diapositivos das férias. Se o contraste da imagem for menor do que o normal, isso é compensado por um revelamento com um valor gama mais alto.
O contraste do motivo em fotos aéreas depende do clima e da hora do dia. A ficha técnica indica como compensar o contraste reduzido do motivo por meio de um revelamento mais longo e/ou mais quente, ou seja, revelamento com um gama mais alto. Como nas fotos aéreas se deseja obter os resultados muito rapidamente, são utilizados reveladores especiais a temperaturas mais altas (tempos de revelação inferiores a 1 minuto). Ou seja, o revelamento ajustado deve influenciar o contraste dos negativos de forma que estes apresentem um contraste normal mesmo em motivos pouco contrastantes. O fato de a sensibilidade se alterar é apenas um efeito colateral.
Como normalmente não se fotografam motivos sem contraste, na fotografia em geral o revelador é ajustado para um gama de 0,57. Daí a observação de que, com o filme mencionado, provavelmente não se atingirá 400 ASA em condições normais.
Atenciosamente,
Otto!
Complemento às imagens acima:
Presumo que as cópias dos negativos de teste em papel tenham a gradação “Normal” e que a exposição do filme tenha sido feita para cinza médio. A configuração do medidor de exposição deve ser feita de forma que, no gráfico de teste no canto inferior esquerdo, os campos escuros sejam claramente distinguíveis. O tempo de revelação do filme deve ser escolhido de forma que as áreas claras fiquem bem separadas. Quando ambos os critérios forem atendidos, o filme estará testado e a impressão mostrará toda a escala de tons de cinza com contraste normal do motivo (ou seja, é semelhante à calibração da tela com controles de brilho e contraste). Um contraste diferente do motivo na captura pode agora ser compensado por meio da escolha adequada da gradação do papel.
Para o teste, existem muitos tutoriais que mostram como atingir o objetivo com o mínimo possível de revelações de teste. Nesse processo, leva-se em conta que a sensibilidade ISO pode mudar se o tempo de revelação for alterado. Como a previsão é de tempo ruim para a Páscoa, desejo muito sucesso nos testes.
Feliz Páscoa a todos.
Atenciosamente,
Otto!
Olivinyl
Olá
Obrigado pelas informações detalhadas.
As imagens que publiquei são digitalizações dos negativos, feitas com um scanner Reflekta RPS 3600 Pro e o software Silverfast AFL6.
Atenciosamente, Oliver
Otto
Olá, Oliver,
as digitalizações das placas de teste estão invertidas (preto => branco e vice-versa)?
Se for o caso, em princípio, aplicam-se as explicações descritas acima. Como se pode ver na imagem 4 para 200 ASA, os dois últimos campos pretos já não são separados. Ou seja, a sensibilidade ISO ficaria claramente abaixo de 200 ASA em um revelamento com ADONAL 1+50. Normalmente, a medição da densidade é feita diretamente no negativo; seja sob o ampliador com um fotômetro de laboratório adequado, seja com um densitômetro. Assim, obtêm-se resultados basicamente mais confiáveis, já que a curva característica do scanner não está mais intercalada.
Eu mesmo tentei usar o filme com dois reveladores diferentes. No entanto, os resultados dos testes foram tais que não foi possível utilizar o filme como substituto, por exemplo, do clássico APX 400. Lamento não ter notícias melhores a esse respeito.
Atenciosamente,
Otto!
Olivinyl
Olá, Otto
Sim, as digitalizações estão invertidas. Quando digitalizo os negativos, defino apenas o ponto mais claro e o mais escuro. Contraste e brilho no software do scanner Silverfast em zero!
Também usei essas digitalizações como referência. Para cada tipo de filme que realizei a exposição, fotografei essa placa de teste (+/- 1 stop). Sempre anotei o revelador, o tempo de revelação e a diluição para esses negativos/digitalizações.
Usei essas placas de teste e os dados anotados para ajustar o tempo de revelação.
Acabei de procurar e examinar o negativo ASP 400S correspondente, do qual fiz as digitalizações.
A 200 ASA em ADONAL, essa graduação ainda é bem visível, mas na digitalização ela se perde. A 400 ASA, ela é mínima! A 800 ASA, não existe mais.
Acho que, se expusesse o negativo em vez de digitalizá-lo, os resultados provavelmente seriam bem mais significativos.
E quanto às luzes, ou seja, as áreas que são pretas no negativo e aparecem brancas na digitalização (luzes — está correto?)
Na tira que estou segurando, realizei a exposição do painel de teste de 100 a 1600 ASA, mas revelei o filme em ADONAL 1+50 por 20,5 minutos. Portanto, teoricamente, sobre-revelado em 100 ASA e sub-revelado em 1600 ASA. O negativo em 100 ASA é, portanto, bastante contrastado e em 1600 muito fraco. Lógico. Mas consigo ainda distinguir bem as diferenças nas áreas pretas em todos os níveis de exposição (ou seja, as áreas que ficam brancas no positivo).
Então, se eu agora prolongasse o tempo de revelação pelo fator de tempo XY, realizasse a exposição do filme a 800 ASA e realizasse a revelação do filme a 800 ASA, o que aconteceria?
Entendi da seguinte forma: o contraste fica mais forte com a subexposição e o revelamento excessivo, ou seja, o gama fica mais alto. Os detalhes das sombras desaparecem, ou seja, não há mais gradações de preto e cinza. No negativo, não há mais gradações nas áreas claras.
O que acontece então com as áreas escuras no negativo, ou seja, as áreas que aparecerão pretas no positivo?
Atenciosamente, Oliver