TiMo
Gostaria de perguntar a vocês, com base na experiência de vocês com o selenotoner, sobre como aprofundar as sombras.
Eu uso seleneto da ADOX na diluição 1+10 a 10 graus. Como papel, uso o ADOX MCP 310 (brilhante) e, como revelador, o Moersch Eco.
Após cerca de 30 segundos no toner, obtenho um efeito bastante discreto. A cópia perde seu leve tom esverdeado e fica, talvez, um pouco mais escura nas sombras. Digo “talvez” porque não tenho certeza se ela realmente fica mais escura ou se apenas parece assim devido à ausência do tom esverdeado.
Após um minuto, a imagem fica acastanhada.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
TR
Olá, TiMo,
O teu papel fica realmente com um tom acastanhado ou mais para o magenta? Pela minha experiência (com Fomabrom), a viragem ao selênio sempre dá ao papel um tom mais frio — dependendo do tempo de exposição, da diluição etc. Por outro lado, o papel não fica com um tom mais quente (acastanhado).
Reservei uma tarde para uma série de testes e obtive o melhor resultado — quase nenhuma alteração de cor do papel com aumento do Dmax — a cerca de 20 °C na diluição 1+29, com um tempo de ação de 1,5 minutos (movimento leve e constante). Também uso o selenotoner da ADOX.
Além disso, o tom esverdeado do papel, que antes nem se notava, desaparece; tudo fica mais nítido, com mais contraste, melhor. MAS, por favor, compare uma tira de teste já seca com uma tonificada com selênio seca: a diferença será agora significativamente menor do que no estado úmido, pois mesmo ao secar o papel (pelo menos o meu) perde o “tom esverdeado”, tem uma certa nitidez e o Dmax aumenta. Se ainda se fica satisfeito, no estado úmido, com o suposto ganho de qualidade proporcionado pela viragem ao selênio, a diferença no estado seco já não será tão grande.
Ainda assim, eu tonifico minhas fotos, mesmo que o efeito visual seja mínimo, pois até mesmo a solução 1+29 do revelador de selênio da ADOX dura várias semanas na garrafa e a viragem é rápida. Antes da viragem, por favor, enxágue bem, caso contrário, surgirão manchas roxas.
A.Adams recomenda, aliás, que a temperatura da lavagem final não seja superior à da viragem ao selênio, caso contrário, o efeito desta desapareceria novamente (não me lembro de mais detalhes).
De modo geral, porém, recomenda-se realizar testes próprios para a sua “combinação de materiais”. Isso é divertido e elimina todas as dúvidas.
Atenciosamente, Thomas
TR
Postagem dupla
TiMo
Eu coloquei uma foto no primeiro post. Ironicamente, a diferença é mais perceptível na imagem digitalizada do que ao vivo, seja ao sol, à sombra ou sob a luz de néon.
A parte superior foi exposta por 30 segundos, a do meio não foi exposta e a inferior por 60 segundos, nas condições mencionadas no post 1.
Thomas, todas as minhas observações referem-se ao estado seco.
Tonalidade magenta? Há uma leve tonalidade magenta quando a cor muda, mas não a considero dominante (na digitalização, parece mais magenta do que na impressão).
Nunca molhei as fotos antes do revelamento, mas coloquei as imagens secas diretamente. Até agora, nunca houve manchas.
Saudações, Tim
MirkoBoeddecker
Thomas, Tim,
As experiências de vocês correspondem exatamente ao que seria de se esperar.
A otimização do DMax varia de acordo com o tipo de papel e do revelador.
O Selentoner não se destina à “tonificação”. Ele é usado principalmente para estabilizar a prata na imagem e, eventualmente, para otimizar o DMax.
Atenciosamente,
Mirko
TiMo
O efeito da otimização DMax varia de acordo com o tipo de papel e o revelador.
É exatamente isso que me interessa. Quais reveladores respondem bem a isso e quais não respondem tão bem.
O Selentoner não foi concebido para “tonalizar”. Ele é usado principalmente para estabilizar a prata da imagem e, eventualmente, para otimizar o DMax.
Embora eu ache que, em alguns motivos, a viragem pode ser bastante atraente.
michael-kielgmxnet
De modo geral, o efeito de tonalidade é mais acentuado nos papéis de tom quente do que nos papéis de tom neutro. Na minha opinião, o Adox MCP também não reage tão intensamente aos diferentes reveladores. Com NEUTOL WA diluído, consegue-se extrair apenas um leve toque de tom quente; com Moersch SE6, obtém-se um tom levemente azul-escuro. Quanto mais frio for o tom inicial, menos perceptível será o tonificador de selênio.
Se, mesmo assim, se desejar uma mudança de tom mais acentuada, pode-se usar um tonificador de selênio mais diluído e tonificar por um tempo muito longo; nesse caso, o tom realmente tende para o marrom.
Também fica interessante quando se clareia uma cópia revelada com selenotoner — então permanece uma imagem residual tridimensional, determinada apenas pelo seleneto de prata formado no revelador.
TiMo
Olá, Michael,
Então, o MCP deve ser classificado como papel de tom neutro?
E quanto ao uso do Selentoner em negativos? Na verdade, só leio sobre o uso em papel. Apenas no Adams foi brevemente mencionado que ele também é usado em negativos. Isso ainda é recomendado ou já está ultrapassado?
piu58
Como fica a questão do uso do Selentoner em negativos? Na verdade, só leio sobre o uso em papel. Apenas no Adams foi brevemente mencionado que ele também é usado em negativos. Isso ainda é recomendado ou já está ultrapassado?
O Selentoner tem três efeitos:
- O tom da imagem muda
- as áreas sombreadas ficam mais densas
- a durabilidade é melhorada
Os dois últimos efeitos podem ser aplicados de forma útil em negativos: negativos muito fracos ficam um pouco mais densos, mas a densidade das sombras não aumenta de forma perceptível (sem ganho de sensibilidade). E, claro, uma durabilidade melhorada, que pode chegar a séculos.
TR
Alguém poderia me recomendar uma proporção de diluição, já que quero aumentar um pouco o contraste de um negativo muito suave usando a viragem ao selênio? Eu tentaria com 1+9. Ou talvez mais concentrado? Afinal, não há risco de estragar nada.
Thomas
piu58
Alguém poderia me recomendar uma proporção de diluição, já que quero aumentar um pouco o contraste de um negativo muito suave usando a viragem ao selênio? Eu tentaria com 1+9. Ou talvez mais concentrado? Afinal, não há como estragar nada.
Thomas
1+9 está bom. Tente algo entre 2 e 5 minutos, nessa faixa. O aumento de densidade fica bem visível.
TiMo
O selenito tem três efeitos:
- O tom da imagem muda
- As áreas sombreadas ficam mais densas
- A durabilidade é melhorada
Os dois últimos efeitos podem ser bem aproveitados em negativos: negativos muito fracos ficam um pouco mais densos, mas a densidade das sombras não aumenta de forma perceptível (não há ganho de sensibilidade). E, claro, com a durabilidade melhorada, a imagem pode durar séculos.
Obrigado, Uwe. Me surpreende que não se leia com mais frequência sobre o uso do selênio em negativos. Parece ser bastante prático.
Não pode ocorrer descoloração do negativo?
piu58
Não pode ocorrer descoloração do negativo?
O que você quer fazer com isso? Na melhor das hipóteses, ocorre uma pequena alteração no comportamento dos papéis multigrade.
TiMo
O que você pretende fazer com isso? Na melhor das hipóteses, isso resultará em uma pequena mudança no comportamento dos papéis multigrade.
É isso que quero evitar.
MirkoBoeddecker
Então, o MCP deve ser classificado como papel de tom neutro?
Não. Ilford MG IV, Cooltone e Forte Polygrade são papéis de tom neutro, pois não reagem de forma alguma a reveladores de tom quente.
MCP e MCC reagem visivelmente. É uma questão de proporção se se diz que isso é pouco ou muito. Nenhum papel fica “verdadeiramente” marrom apenas com revelação de tom quente (pelo menos desde que o Polywarmtone deixou de existir).
Fomatone, Ilford MG Warmtone e ADOX Variotone são emulsões coloridas. Ou seja, o tom quente não é produzido fisicamente pelo tamanho dos cristais, mas por corantes. Esses papéis não podem ser revelados de forma neutra.
No momento, só conheço dois papéis no mercado que, fisicamente, devido ao tamanho do grão, podem produzir um tom quente dependente do revelador, ou seja, que são papéis de tom quente genuínos: o ADOX MCC/MCP e o ADOX Nuance.
Isso também depende do tempo de revelação e da temperatura. Percebemos bem as diferenças, especialmente nas sombras.
O objetivo era chegar ao nível do Record Rapid com o ADOTOL WA / NEUTOL WA.
Nunca se quis mais do que isso.
Nem mesmo na época da Agfa.
Atenciosamente,
Mirko
tinman
Voltando à questão da alteração da tonalidade: o Kentmere VC apresenta um claro tom violeta quando submetido a uma forte viragem (mais frio do que isso, não dá); experimentei uma vez o fomabrom variant e obtive um verdadeiro tom marrom, que, no entanto, não me agradou.
Em ambos os casos, após a secagem, o efeito diminui visivelmente, mas permanece claramente perceptível. Ah, sim: tive a mesma experiência
citada por A. Adams acima: se a água de lavagem estiver mais quente do que o TRoner, a viragem visível desaparece completamente.
piu58
A diluição 1+9 já é bastante concentrada. Além disso, tem um cheiro forte de amônia. Alguns chegam a usar 1+3, mas eu não faria isso. É melhor prolongar o tempo de ação.
Você conseguirá ganhar cerca de um grau de gradação, principalmente com filmes de baixa sensibilidade. Com filmes de alta sensibilidade, o efeito é menor.