andreasdegner
Olá, pessoal,
Hoje revelei meu primeiro filme em rolo (Ilford FP4+, exposto com uma Kiev 60 que comprei recentemente). À primeira vista, parece estar tudo bem; o enrolamento e tudo mais correram sem problemas, sem precisar sacrificar um rolo de teste. No entanto, notei uma diferença em relação aos filmes de câmara: o lado da base (que fica em contato com o papel protetor) apresenta um brilho sedoso contínuo. Parece haver algum tipo de revestimento sobre ela. Processei o filme da mesma forma que meus filmes de câmera compacta anteriores, nos quais o suporte sempre brilhava. Isso é normal em filmes em rolo? Será que fiz algo errado? Espero que isso não atrapalhe na ampliação...
Atenciosamente,
Andreas
TR
Olá,
De modo geral, já notei diferenças entre os mesmos filmes, dependendo da embalagem. No entanto, o que você descreve parece indicar uma fixação insuficiente. Contudo, pelo que sei, isso não afetaria o lado do suporte.
Atenciosamente, Thomas
Wolfgg
Corte uma pequena tira no início ou no final do filme, mergulhe-a manualmente no fixador por mais 1 minuto, mexendo constantemente, enxágue e seque. Há alguma diferença?
Atenciosamente, Wolfgang
andreasdegner
Olá,
O revestimento brilhante está no lado do suporte, portanto, não deve ser resultado de uma fixação insuficiente. Será que poderia ser algum tipo de resíduo do papel protetor?
Não é nada grave, só dá para ver esse brilho sob uma luz forte e oblíqua. Mas, mesmo assim, gostaria de saber o que pode ser. Talvez eu mande uma foto disso mais tarde.
Atenciosamente,
Andreas
MirkoBoeddecker
Andreas,
Os filmes em rolo são moldados em um suporte diferente dos filmes 35mm.
Como são mais largos que os filmes 35mm, costumam fazer jus ao próprio nome (filme em rolo).
Por isso, os fabricantes aplicam uma emulsão no verso (anti-curling, ou seja, para evitar que o filme enrole).
Após o revelamento, essa emulsão deve ficar mais ou menos transparente. Ela pode e deve ter um efeito fosco. Isso é até bom, pois assim você poderia mascarar ou retocar os filmes em rolo no verso, e eventuais microarranhões causados pelo transporte do filme desapareceriam com o inchaço da gelatina durante o revelamento.
A emulsão atrapalha de alguma forma na impressão? Ela transparece na imagem?
Atenciosamente,
Mirko