TiMo
Depois de retirar hoje o filme revelado da lata, notei manchas nas bordas. São apenas as áreas que entraram em contato direto com a espiral. A espiral estava seca no momento da inserção. O filme foi manuseado apenas com luvas de algodão, portanto, pode-se descartar a presença de uma película de gordura.
Suponho que o revelador não tenha atingido essas áreas (daí o título). No entanto, após a agitação, a lata sempre foi batida na mesa para evitar bolhas de ar.
Alguém tem alguma ideia de como essas áreas surgiram e como evitar isso? Já revelei vários rolos da mesma forma antes e nunca tive esse problema.
Obrigado e um abraço,
Tim
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
TR
Olá. Isso não tem nada a ver com bolhas de ar. A borda do filme é uma área que não recebeu luz. O revelador não age nessas áreas. Portanto, parece-me que há um problema com o fixador, pois ele deve “lavar” toda a prata que não recebeu luz (para que essas áreas fiquem transparentes). Obviamente, isso não aconteceu completamente neste caso.
Você fez um teste de tempo de clarificação durante a fixação ou tem certeza de que fixou o suficiente e de que seu fixador ainda está em boas condições?
Thomas
AchimBauer
Olá, Tim,
Isso pode acontecer até com a melhor dona de casa, por isso, tio......
Não faço ideia do que possa ser, mas já tive um caso parecido, veja a foto.
Limpei bem o carretel e a espiral, peguei um filme vencido na loja de fotografia, revelei à luz do dia para ver se o carretel não estava enrolando direito e, depois, usei produtos químicos totalmente novos e nunca mais tive problemas.
Atenciosamente, Achim
TiMo
Olá, Thomas,
Fiz a fixação duas vezes. Na primeira vez, não tinha mais certeza, então enxaguei rapidamente com água e refiz a fixação com um fixador novo.
Os negativos estão todos em boas condições. O problema é só nas bordas. Em algumas partes, as inscrições também não estão bem legíveis. Talvez seja um rolo de filme com defeito.
Obrigado (também ao Achim).
Edit: Achim, no seu caso é um pouco diferente. No meu, as manchas são como o lado bege da lingueta de um filme novo. Essas áreas também são um pouco mais grossas do que o resto.
Klaus_H
Olá, TiMo,
Essas manchas aparecem quando se realiza uma “fixação em repouso”.
É recomendável inclinar a lata com o filme e o fixador pelo menos três vezes a cada 30 segundos. – É preciso agitar!
Atenciosamente,
Klaus
piu58
Pelo que posso ver: não está sem revelar, mas sim sem fixar.
Na parte inferior dos carretéis, costumam se acumular bolhas de ar na espiral; as espirais AP, apesar de todas as suas vantagens, são propensas a isso. Enquanto no revelador o ambiente alcalino e o movimento impedem esse efeito, ele ocorre justamente no fixador. Solução mais simples: virar o carretel na metade do tempo de fixação. Ou então, movimentá-lo/incliná-lo dentro do fixador.
TiMo
Pensando bem nisso tudo, acho que o Klaus tem a solução para o problema. Normalmente, agito nos primeiros 30 segundos e depois a cada 30 segundos, três vezes durante a fixação, mas dessa vez eu estava meio distraído e só comecei a agitar depois de 20 segundos. Isso, somado a um fixador que já não estava mais tão fresco, parece ter sido o suficiente para causar as manchas.
Obrigado a todos pela ajuda!
Tim