Olivinyl
Olá a todos,
Já há algum tempo venho trabalhando ativamente no meu próprio laboratório de revelação fotográfica caseiro.
Todos os meus negativos revelados são digitalizados com o RPS 3600 Pro e passam por um processamento digital mínimo, quando necessário.
Leio bastante neste e em outros fóruns para me informar, mas também para acumular minhas próprias experiências por meio da "tentativa e erro".
Até agora, trabalhei apenas com RODINAL/ADONAL e Caffenol.
Eu me concentrei no Agfaphoto APX 100 em ADONAL 1+50 por 17,5 minutos e, assim, obtive os melhores resultados, dos quais gosto muito. Gosto também do grão bastante forte e da nitidez que essa combinação proporciona.
Da mesma forma, o Lucky SHD 100 @ 400 em RODINAL 1+50 por 21 minutos a 20 °C tem um efeito ótimo e apresenta um aspecto cremoso e majestoso...
Tentei suavizar um pouco a granulação do APX/Adonal em 1+50 por 21 minutos a 17 °C. O resultado foi que a nitidez diminuiu bastante, mas o grão também ficou com bordas mais suaves. Não gostei — amaciante!
Bem, o que fazer? Qual revelador pode “reduzir” um pouco o grão do Agfaphoto APX 100, mas manter a impressão de nitidez?
Além disso, recebi uma quantidade maior de Kodak Tmax 100, que gostaria de revelar com grão fino.
Mas também gostaria de revelar no futuro filmes como o Efke 50, Adox CHS 50/100 com grão bastante fino.
Qual revelador é recomendado para o Tmax e para a linha de 50 ASA mencionada acima?
Para mim, porém, não faz sentido algum preparar reveladores em pó, como o Xtol, por exemplo, já que nunca vou usar os 5 litros.
Recebi também uma quantidade maior de Tura Professional P400 do freezer de um amigo.
Posso presumir que se trata do antigo Agfa APX 400? Então, RODINAL/ADONAL 1+50, 11 minutos / 20 °C
Ainda há uma indicação de um Agfa APX 400, que requer 30 minutos em RODINAL 1+50 a 20 °C.
Qual deles é o Tura 400?
Perguntas e mais perguntas...
Abraços, Oliver
Junkom
Olá, Oliver,
Eu teria recomendado o Xtol agora; ele dura bastante tempo e você não precisa preparar tudo de uma vez.
O revelador em pó dura uma eternidade, desde que permaneça em pó; eu mesmo ainda uso o A49, que vem de estoques da RDA.
Resultados excelentes com filmes de grão clássico; pessoalmente, acho que a leve suavidade é extremamente lisonjeira na maioria dos casos. Se desejar algo diferente, você também pode experimentar outra coisa.
Pessoalmente, acho que o APX 400 é o melhor filme P&B já produzido nessa sensibilidade ISO. O APX 100 também não tem igual.
Sempre revelei ambos com A49 na proporção de 1 para 1; o RODINAL também funciona, embora eu geralmente o dilua na proporção de 1 para 100 para não deixar o grão se destacar tanto. Além disso, o resultado geralmente fica mais cremoso e suave, o que faz jus à gama de cinzas do filme.
Espero que isso ajude um pouco com suas muitas perguntas.
bernhardmangelsgmxde
Pela minha experiência, quase todos os reveladores produzem imagens com grãos mais finos do que o RODINAL.
Tive boas experiências com o Xtol 1+1; o D76 1+1 também deve produzir imagens com grãos significativamente mais finos do que o RODINAL. O APX também se dá muito bem com o A49, mas algumas pessoas consideram os resultados desse revelador um pouco “desbotados”.
hallertauBW
Olá, Oliver,
Eu também adoro a combinação APX/RODINAL (justamente por causa do grão e da nitidez).
O revelamento em 1:50, 20 °C e 17 minutos também tem sido o meu favorito até agora.
Em geral, com o RODINAL, recomenda-se uma diluição maior para suprimir o grão.
Fiz isso recentemente com o ADOX CHS50. RODINAL a cerca de 1:83, 20 °C, mas em uma
tubo de revelação maior (500 ml) para manter a quantidade mínima de revelador em 6 ml. Caso contrário,
teria optado por 1:100. E, subjetivamente, em comparação com meus revelados a 1:50,
o grão ficou menor.
Atenciosamente, Guido
hallertauBW
Aqui estão dois exemplos do Adox CHS50. Apenas negativos digitalizados. O lago revelou na proporção de 1:50 e a ruína, na proporção de 1:83.
Olivinyl
Desde já, obrigado pelas respostas
Achei que não fosse recomendável preparar porções parciais de reveladores em pó, já que algumas substâncias químicas são dosadas em quantidades tão pequenas que não é possível garantir uma distribuição adequada nas 5 porções de 1 litro cada.
Estou de olho nos reveladores Kodak Tmax, Adox Atomal49 e Tetenal Ultrafin Plus.
Como eles se comportam com o Tmax 100, o Adox CHS e o Efke 50?
Também já pensei em um revelador de banho 1+100 em ADONAL/RODINAL (não menos que 5 ml) para manter o grão fino.
Alguém tem alguma ideia de qual filme APX corresponde ao Tura Pro P400? Afinal, há quase 15 minutos de diferença no tempo de revelação!
Atenciosamente, Oli
Gast
Olá,
já pensaste no revelador Moersch Eco Film?
Concentrado líquido, durabilidade excelente, nitidez elevada.
http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/preto e branco-filmentwickler/moersch-eco-film-revelador-750ml-2xa-1xb-250ml-com-pipetas-de-dosagem-e-adaptador-de-flacon.html
Atenciosamente,
Wolfgang
Gast
Olá,
já pensaste no revelador Moersch Eco Film?
Concentrado líquido, durabilidade excelente, alta nitidez.
http://www.fotoimpex.de/shop/fotochemie/preto e branco-filmentwickler/moersch-eco-film-revelador-750ml-2xa-1xb-250ml-com-pipetas-de-dosagem-e-adaptador-de-flacon.html
Eu, pessoalmente, uso Xtol 1:1 para todos os filmes. Se você transferir os 5 litros para garrafas pequenas, poderá usar o revelador por pelo menos 6 meses.
Você pode então, por 8,18 €
Olivinyl
Aqui estão dois exemplos do Adox CHS50. Apenas negativos digitalizados. O lago foi revelado na diluição de 1:50 e a ruína na de 1:83.
Então, em 1:83 ainda dá para ver o grão bem claramente, em 1:100 nas partes claras da imagem, menos. Quanto tempo você revelou?
@ Wolfgang: mas o Moersch também não é o revelador mais barato. A 200 ASA, segundo a descrição, é o limite, então aparentemente não é possível fazer revelação forçada.
Já pensei em dividir o A49/ATOMAL em 4 garrafas de 250 ml. O Xtol seria então 5 garrafas de 1 litro. 6 meses... mmmmmh. O preço é realmente bom. Mmmmmh.
E meses com gás inerte à temperatura ambiente?
Abraços, Oliver
Gast
Então, eu transfiro o Xtol para garrafas de 250 ml. Elas são enchidas até a borda, então não preciso usar gás inerte.
Eu uso os 5 litros em 6 meses, mas acredito que o revelador dure ainda mais tempo.
No entanto, por precaução, não uso revelador com mais de 6 meses (exceto RODINAL/R09).
Atenciosamente,
Wolfgang
http://www.flickr.com/photos/bundesphotograph/
bernhardmangelsgmxde
O método mais seguro é não usar por mais de 6 meses. O Xtol permanece utilizável por muito mais tempo (desde que seja armazenado adequadamente e preparado com água desmineralizada). Não tive problemas mesmo depois de 18 meses; teria que testar isso agora para ver se ainda serve, já que já se passaram 2 anos. Embora 8 euros por 6 meses realmente não seja caro...
ultra8
Olá!
Comecei a fotografar com o APX 100 e 400 em RODINAL 1+50. E não diria que os resultados ficam com grãos grosseiros. As fotos têm grãos bonitos e com nitidez.
O Tura400 é um APX400. Dica: faça a exposição a 200 ASA. Eu uso o APX100
@100ASA em RODINAL 1+50 com tempo de revelação de 18 minutos e temperatura de revelação de 19 °C. Não gosto de falar em amaciante.
Ultimamente, porém, tenho usado o Moersch ECO, que é nitido como o RODINAL, mas com um grão um pouco mais fino. Aumentar a sensibilidade não faz sentido com um filme de 100 ASA. O APX100 fica bem fino e ainda assim extremamente nitido em XTOL 1+2 a 80 ASA e com cerca de 12 minutos de tempo de revelação.
Gostaria de recomendar o meu relatório prático sobre o XTOL. E 5 litros não são tanto quanto você imagina:
Kodak XTOL.
Aqui está uma digitalização de um negativo de um APX, revelado em XTOL 1+2:
Olivinyl
Olá a todos, olá Jörg
Nas próximas semanas, provavelmente vou comprar 5 frascos de farmácia de 1 litro e Xtol...
A foto de exemplo me convenceu. Ficou realmente ótima. Agora também aprendi a revelar o Agfaphto APX 100 em RODINAL, embora já tivesse revelado muito bem em casa o Super 8 reversível (Fomakit) e o E6 na cozinha.
Acho o APX 100 @ 100 em 1+50 RODINAL/ADONAL por 17,5 minutos a 20 °C absolutamente fantástico. Simplesmente nítido!
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Também revelei o Agfa por 21 minutos em 1+50 a 17,5 °C em RODINAL; o grão ficou visivelmente menor, mas também mais suave nas bordas e a nitidez ficou mais fraca. O APX 100 não ficou nítido o suficiente.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Tive um bom resultado com o Lucky SHD 100 @ 400 ASA. Mas 15 min / 20 °C 1+50 RODINAL foi pouco. Da próxima vez, 22 ou 23 minutos.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
O Kodak Technical Pan @ 50 ASA em Caffenol C-C-L 12 min / 20 °C sem sal de brometo. Em vez disso, 4 gramas de sal de iodo sem flúor em 250 ml me deixou muito satisfeito — sem grãos! Mas o filme tem uma emulsão muito sensível a arranhões!
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Anteontem, realizei a exposição e a revelação do primeiro Tura P400 @ 400. RODINAL 1+100 por 90 minutos em repouso a 20 °C.
Considerando que o filme está vencido há 14 anos e só nos últimos 6 anos ficou no congelador, os resultados são bem legais. Infelizmente, tive que constatar que os cartuchos são ótimos para reabastecer, pois, ao colocá-los no saco de troca, uma tampa de vedação caiu e as primeiras voltas receberam um “pouco-muito” de luz difusa...
Muito granulado, mas tem algo de especial.
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Um velho Kodak Tmax 100 (5052) em RODINAL 1+50 por 15 minutos a 20 °C não me convenceu, por isso a pergunta sobre um “revelador de grão fino”
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Agora, um Adox CHS 100 está pendurado no varal para secar e vamos ver o que ele consegue fazer em RODINAL 1+50 / 11 min...
O APX/Xtol Portrait me convenceu. Estou curioso para ver o que o Xtol faz com o Efke 50 ou com o Lucky SHD 100.
E quanto à capacidade de push do Xtol? Em que diluição o Xtol deve ser usado?
Qual multiplicador usar com o Xtol? Nível 1 x 1,2 / Nível 2 x 1,44 / Nível 3 x 2,1
Esses valores eu mesmo montei.
Abraços, Oliver
@ Jörg: Engraçado, eu já tinha imprimido o seu relatório prático sobre o Xtol na segunda-feira e ontem foi a minha leitura de boa noite.
TR
Embora pareça que o Xtol tenha se “imposto” agora, aqui vai a minha experiência:
Eu uso três reveladores: A-49, D-76 e RODINAL
Eu uso o RODINAL apenas a partir do formato 6x6, pois o grão em fotos de 35 mm me parece simplesmente muito marcante. O A-49 é o oposto — aqui o grão é “suprimido”, mas o revelador não fica tão nitido quanto o RODINAL! O termo “borrado” já foi mencionado, embora isso seja um exagero. Motivos com alto contraste revelam boa nitidez também aqui, com uma boa ótica. Eu uso esse revelador para retratos e motivos “delicados” (desde que eu consiga separar os filmes por tipo de motivo). Uma paisagem de neve repleta de grãos cinzas fica horrível.
D-76: O compromisso entre nitidez e grão fino em 35 mm: meus testes revelaram que este revelador funciona com mais nitidez do que o A-49, mas os grãos não são tão acentuados quanto no RODINAL! Meu revelador favorito (1+1) para 35 mm e disponível a um preço acessível em frasco de 1 litro.
Existe, na verdade, alguma diferença visual entre o D-76 e o Xtol?
Ah, sim, minhas experiências com reveladores referem-se a filmes “clássicos” (sem Tmax / Delta) de 100 ASA.
Rollei Retro 100 em A-49 Stamm
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
hallertauBW
Então, na diluição de 1+83, ainda dá para ver os grãos bem claramente; na de 1:100, menos nas partes claras da imagem. Quanto tempo você revelou?
Bem, o CHS50 1:50 em RODINAL por 9 minutos (conforme indicado no Digitaltruth)
e o CHS50 1:83 em RODINAL por 18 minutos, porque eu queria um negativo mais duro.
E minha combinação favorita de APX100 com RODINAL também é de 17,5 minutos
Atenciosamente, Guido
Olivinyl
Olá a todos
Hoje digitalizei meu primeiro rolo de Adox CHS 100 e estou decepcionado.
Não sei bem o que eu esperava, mas imaginei que ele funcionasse de forma um pouco mais diferenciada do que o Agfaphoto APX 100.
O grão é semelhante, mas não parece tão nitido quanto o da APX.
A CHS 100 parece não gostar nada de uma leve subexposição. Havia 2 ou 3 fotos que eu subexposo em 1,5 stop e elas ficaram inutilizáveis.
Adox CHS Art 100 @ 100 11 minutos / 20 °C em ADONAL 1+50
Hora do almoço 1/60 5,6
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Tarde 1/60 8
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
A borboleta foi fotografada no final da tarde, ao pôr do sol/crepúsculo. 1/30 s 2,8
[ANEXO NÃO ENCONTRADO]
Será que, para 11 minutos, eu deveria realizar a exposição do CHS com 80 ASA ou revelá-lo por 12-13 minutos com 100-125 ASA?
O que a ADOX diz sobre A49, Xtol ou D-76?
@ TR : O Rollei Retro 100 em A-49 é bastante semelhante ao APX em RODINAL. Você tem alguns tempos em mente?
Abraços, Oliver
ultra8
O APX/Xtol Portrait me convenceu. Estou curioso para ver como o Xtol se sai com o Efke 50 ou com o Lucky SHD 100.
De qualquer forma, faça a diluição com mais de 1+1!! Com filmes clássicos, só funciona 1+2 ou 1+3. E não deixe de testar o filme antes. Isso evita muita frustração!
E quanto à capacidade de push do Xtol? Em que diluição o Xtol deve ser usado?
Qual multiplicador usar com o Xtol? Nível 1 x 1,2 / Nível 2 x 1,44 / Nível 3 x 2,1
Esses valores eu montei mais ou menos assim.
Não há multiplicador. Quanto mais diluído, melhor a definição das sombras. O push funciona bem, mas você não vai conseguir evitar os testes.
TR
[..]
Não sei o que mais eu poderia esperar, mas eu imaginei que fosse assim
[..]
Será que, para um tempo de exposição de 11 minutos, seria melhor usar o CHS com 80 ASA ou revelar por 12-13 minutos com 100-125 ASA?
O que a ADOX diz sobre o A49, o Xtol ou o D-76?
@ TR : O Rollei Retro 100 no A-49 é bem parecido com o APX no RODINAL. Você tem alguns tempos em mente?
Cuidado
com testes de filme com motivos diferentes ou sob luz diferente! Esses “testes” dificilmente podem ser avaliados de forma razoável.
Para comparar filmes e reveladores diferentes, é necessário o mesmo motivo sob a mesma luz, e todos os outros fatores também devem ser iguais. Para isso, basta reservar um dia inteiro. No final, você saberá realmente em que pé está.
Os filmes 35mm podem ser facilmente cortados no escuro; ou você pode retirar da câmera e revelar o pedaço exposto já após duas fotos. Para isso, não é preciso esperar ou sacrificar um filme inteiro todas as vezes!
Se deve-se realizar uma exposição mais longa, é fácil de dizer: as sombras mais profundas ainda têm detalhes? Se sim, a exposição é suficiente.
Se deve-se revelar por menos tempo também se percebe no negativo: se o contraste for muito alto, as luzes “saturam” na digitalização ou é preciso usar sempre papel suave na ampliação? Então, o tempo de revelação é muito longo.
[size="1"]Se decidir reduzir o tempo de revelação, deve-se realizar uma exposição cerca de 1/2 stop mais longa, pois a revelação mais curta também “comprime” um pouco as sombras mais profundas — mas, principalmente, mantém as luzes muito densas reproduzíveis e copiáveis[/size].
- O tempo de exposição controla o desenho das sombras. O tempo de revelação controla o contraste.
Oliver, eu agitei o Rollei Retro por 10 minutos inteiros no A49 da seguinte forma: o primeiro minuto completamente. Depois, agitei apenas a cada minuto por cerca de 10 segundos. No entanto, 10 minutos me parecem um pouco longos — com contraste excessivo para o meu gosto (não dá para deduzir pela imagem, já que, naturalmente, no processo de revelação positiva o contraste é ajustado); eu prefiro negativos suaves e bem delineados e controlo o contraste através do papel fotográfico. Aqui ainda preciso fazer alguns testes.
Olivinyl
Olá a todos
@ T.R.
Você tem razão ao dizer que não se deve revelar um rolo de filme "por acaso" e decidir sobre "vida ou morte".
Mas a primeira impressão é que conta. O Tura P400, com 14 anos de validade, que passei por um banho de revelação estática de 90 minutos, tinha mais charme do que o Adox CHS 100, que foi submetido à exposição e revelação de acordo com as especificações.
Ainda tenho mais dois rolos de Adox CHS 100 para me decidir...
Como disse, segui as instruções: 100 ASA, 11 minutos em ADONAL 1+50 a 20 °C.
Um Lucky 100 SHD exposto a 400 ASA, que passei rapidamente por 17 minutos a 20 °C em ADONAL 1+50, teve mais apelo para mim. Afinal, tudo é uma questão de gosto. Vou revelar o próximo CHS por 12 minutos em 1+50 e o último Adoxin Xtol em 1+1 ou 1+2.
Depois vou decidir se o Adox CHS vai estar na minha próxima compra.
O Tmax 100 em ADONAL 1+50 também foi para mim apenas “legal”, por isso a questão do Xtol ou dos reveladores de grão fino.
É certamente importante e também instrutivo expor um filme de maneiras diferentes (nas mesmas condições) e revelá-lo de formas diferentes para conhecer seus pontos fortes e fracos.
Mas com o próximo número de emulsão, a situação pode ser diferente...
Se não se gosta das características básicas, por que continuar comprando e usando?
Nos próximos tempos, vou testar ainda o Kentmere em 100 e 400 e também o Polypan (já só pelo preço).
Se eu ficar visualmente satisfeito, então meus carregadores de filme também serão abastecidos com 30,5 metros, para obter resultados consistentes.
Sem grandes experimentos, o Agfa Photo APX 100, o Lucky 100 SHD e o Technical Pan (infelizmente restam apenas 9 rolos) conseguiram me convencer logo na primeira tentativa.
Também estou muito feliz por existirem fóruns como este aqui. A gente vê fotos cujo visual nos agrada e, na maioria das vezes, também tem a possibilidade de saber o tempo, a exposição e o revelador para usar esses dados. É assim que tenho feito até agora e sempre acertei. O filme colocado na câmera também deve ser de uso universal. Afinal, no início de um “safári fotográfico” espontâneo, não sei qual será o motivo que vai aparecer na minha lente. Raramente planejo a saída fotográfica e levo o material fotográfico adequado. O que estiver na câmera terá que servir.
Também quero brincar um pouco...
No momento, uma velha Tura P400 @ 1600 ASA aguarda seu revelador ADONAL 120 minutos 1+100 ou 1+150.
Por isso, agradeço qualquer foto de exemplo e as informações sobre o revelador. Dicas e truques também!
Abraços, Oliver
michael-kielgmxnet
Será que, para um tempo de exposição de 11 minutos, é melhor usar o CHS com 80 ASA, ou revelar por 12-13 minutos com 100-125 ASA?
O que a ADOX diz sobre o A49, o Xtol ou o D-76?
@ TR: O Rollei Retro 100 no A-49 é bastante semelhante ao APX no RODINAL. Você tem alguns tempos em mente?
Atenciosamente, Oliver
Minha opinião sobre o CHS100: para 35 mm, a pior escolha da família CHS ou Efke. Ele não me convenceu nem no RODINAL nem no A49, embora eu tenha gostado mais do grão grosso do RODINAL do que do grão pastoso do A49. Para formatos maiores, porém, o filme pode ter seus encantos.
O Rollei Retro é o APX 100. No entanto, achei os resultados no A49 e no RODINAL bastante diferentes. Eu revelo o APX 100 no A49 na diluição 1+2 por 16 minutos, o que funciona bem para o meu ampliador de condensador. O grão fica ainda mais fino do que com o Spur HRX e a nitidez é boa.