AchimBauer
Olá a todos,
Como o CIBACHROME deve sair de linha no meio do ano que vem, quem quer transformar as fotos em diapositivos está tendo dificuldades.
Mas talvez haja uma alternativa. Ontem, enquanto folheava revistas antigas, descobri um artigo de 20 anos atrás, escrito por um técnico de laboratório que desenvolveu um processo à temperatura ambiente para papéis RA 4. Vale ressaltar que era para diapositivos diretos. Ele adaptou tudo para a Labaphot, que já não existe mais, e que provavelmente também comprava o papel colorido, embora o principal suspeito entre os possíveis fornecedores também tenha desaparecido do mercado.
Não sei até que ponto os papéis RA4 são semelhantes. E se isso funciona com os papéis atuais.
Mas se alguém quiser fazer experiências nesse sentido, terei prazer em procurar a revista novamente e passar a receita.
Atenciosamente, Achim
Pitt23
Processo à temperatura ambiente para papéis RA 4 para Diadirekt
Olá, Achim,
Obrigado pela sua mensagem. Que interessante!
Você poderia dar mais detalhes ou disponibilizar uma cópia (digitalizada) do artigo?
Atenciosamente, Pitt
AchimBauer
Olá, Pitt,
Claro que tenho uma digitalização; recentemente digitalizei quase todas as minhas revistas de fotografia “Colorfoto” de 1978 a 2003 (depois disso, já era tudo digital)
da Fotomagazin, de meados dos anos 90 até 2003 (incompleta), e da Fotohobbylabor, do início ao fim, mas infelizmente digitalizei apenas o que achei que valia a pena guardar; o resto foi para caixas. Agora só preciso organizar os arquivos para que sejam fáceis de encontrar.
Mas, por enquanto, aqui está o processo direto RA4.
Divirta-se experimentando
Achim
thomas_l
Pelo que li, o processo em si é relativamente simples, mas o problema é o contraste, que é muito alto no papel RA4. Seria necessário um papel de baixo contraste, ou seja, basicamente o antigo papel R3... Basicamente, basta usar um revelador preto e branco como primeiro revelador e, em seguida, revelar a cor normalmente à luz — assim, o papel RA4 inverte-se.
Mas o artigo é interessante mesmo, parece que ele conseguiu resolver o problema...
Abraços, Thomas
Wolfgg
Achim: você verificou se essa publicação não viola os direitos autorais? Não quero que em breve você receba notificações de violação.
Atenciosamente, Wolfgang
AchimBauer
Olá, Wolfgang,
sabes, mesmo que não fosse mais uma questão de catástrofe, estou sendo assombrado de novo por todo tipo de catástrofe.
Mas nem mesmo os caçadores de notificações podem fazer tudo, especialmente quando o único objetivo deles é enviar notificações.
Admito que sou um pouco descuidado nesse aspecto; afinal, o artigo já tem 20 anos e os direitos autorais também não duram para sempre. Quem é que ainda paga hoje em dia para poder tocar Mozart?
E, a curto ou longo prazo, somos cada vez mais obrigados a recorrer a fontes antigas e alheias e a preservá-las, pois há cada vez menos fontes novas e precisamos aprender cada vez mais truques antigos para compensar a perda de material de trabalho. E aí já se pode argumentar que a preservação da fotografia analógica é, no mínimo, tão importante quanto os direitos autorais.
Ou você conhece outra maneira, além da descrita aqui, de compensar a perda do Ilfochrome?
Além disso, sou generoso em minhas ações, porque meu direito à minha própria imagem também é tratado com bastante generosidade e me surpreendo ao me ver aqui e ali, e também não mando caçadores de notificações.
Além disso, publiquei tudo como material digitalizado e não como uma tese de doutorado própria.
Atenciosamente, Achim
Wolfgg
Mas dá uma olhada nos créditos (“A revista e todos os artigos nela contidos estão protegidos por direitos autorais…”), você não tem a menor chance se eles decidirem agir; o autor certamente não está morto há 70 anos (prazo legal). Não é diferente de alguém disponibilizar uma música de outra pessoa para download para qualquer pessoa! Isso também não vai agradar ao Mirko.
Por que você simplesmente não pede permissão àqueles que se apropriaram da revista?
Atenciosamente, Wolfgang
AchimBauer
Olá, Wolfgang,
Prometo melhorar
Atenciosamente, Achim