andreasdegner
Olá,
Finalmente consegui testar o Adox MCC com Easylith. Minha mistura foi A+B+água=20+20+600 ml, com temperatura entre 25 e 30 graus. Como não tinha mais nenhum revelador lith antigo para usar como inoculante, as primeiras tiras de teste ficaram com cores bastante neutras e sem o típico (pequena pergunta: existe algum aditivo adequado para obter o efeito litográfico imediatamente?)
Depois que o revelador amadureceu um pouco, os tons ficaram em um agradável tom ocre — assim como eu me lembrava do antigo Agfa MCC. O tempo de revelação foi de 11 minutos, com cerca de um stop de superexposição. Infelizmente, a definição dos detalhes nas luzes e nos tons médios é muito grosseira para o meu gosto. Já vi outros exemplos de imagens de MCC com litografia, onde, além de belos pretos, os tons médios e as luzes também apresentam bons detalhes. Nas minhas imagens, os tons ficam muito granulados. Na minha opinião, isso não pode ser devido ao esgotamento do revelador, já que a primeira tira de teste já apresentava esse problema.
Como consigo, com o MCC, pretos intensos e, ao mesmo tempo, um traçado suave nas luzes? Será que com o SE5-Lith fica melhor? Ficaria muito grato por suas dicas e experiências!
PS: Em anexo, há também uma digitalização da impressão convencional no mesmo papel.
TR
Olá, Andi,
Não tenho experiência com esse papel. Mas você moveu a bandeja continuamente? Eu também recomendaria expor o papel a mais luz do que apenas um ponto de luz de superexposição.
Thomas
Urnes
Olá, Andi,
ainda não tenho experiência com o MCC. Já trabalhei com Polywarmton e, atualmente, com Fomabrom. Com o Easylith, percebi que uma mistura mais espessa fica melhor e não fica tão “graficamente acentuada” (ou seja, com menos granulação), então, com 600 ml, você poderia aumentar para 35 ml + 35 ml. Olhando para a impressão e comparando com a impressão em preto e branco, diria simplesmente que a teria deixado lá por mais tempo; portanto, para mim, ainda não estaria perfeita. Na minha opinião, a rocha ainda tem pouco preto. Com Polywarmton, na mesma temperatura, eu tive tempos em torno de 20 minutos. Mas também tenho que admitir que agora estou com 36° e Fomabrom em apenas 4 minutos (ok, isso não ajuda muito agora). O que mais me ocorre seria simplesmente aumentar a luz em dois stops; assim você consegue mais cor, e acho que isso faz com que as áreas de sombra se destaquem ainda melhor. Caso contrário, basta escrever para o Sr. Moersch, que na verdade está sempre disposto a responder perguntas. No site dele também há uma lista de erros, de onde vem a dica da pincelada mais grossa; eu também tentei isso.
Atenciosamente, Sven.
andreasdegner
Olá!
Em primeiro lugar, obrigado pelas duas respostas.
Bem, eu já movi o chaveiro o suficiente. Não quis dar mais do que um stop de superexposição, já que o negativo não tem muito contraste e eu pretendo obter uma impressão com bastante contraste.
Será que ninguém aqui no fórum tem experiência com MCC e Easylith ou SE5 Lith?
Atenciosamente
Andreas
michael-kielgmxnet
Olá,
O Easy Lith já contém aditivos, principalmente o Starter D, que retarda o revelamento e proporciona mais cor. Acho que a impressão lith ficou muito boa. Para obter mais contraste, você pode fazer o que já foi sugerido: revelar por mais tempo, para que as sombras se intensifiquem, ou trabalhar com uma solução mais concentrada. Uma terceira opção seria a viragem ao selênio (brevemente em solução concentrada) para reforçar as sombras.
De modo geral, na impressão lith é preciso experimentar bastante. O Easy Lith é muito bom para começar, pois combina bem com muitos tipos de papel. Com o SE5, porém, você tem muito mais possibilidades, já que pode misturar o revelador da maneira que preferir ou conforme o papel exigir.
Atenciosamente,
Michael
andreasdegner
Olá, Michael,
O principal problema é a má definição na transição das áreas claras para os tons médios... dá para ver uma textura “marmorizada” ali. Acho que li em algum lugar que, em lith, certos “defeitos” do papel ficam evidentes, o que não acontece na impressão convencional. Talvez seja esse o caso do meu lote. Mas também já vi imagens litográficas com Adox MCC que ficaram exatamente como eu imaginava... vou continuar testando, talvez com o SE5.
Atenciosamente,
Andreas
michael-kielgmxnet
O SE5, preparado com um pouco de aditivo C (antioxidante), é uma boa opção para revelar até mesmo papéis problemáticos.
No entanto, não sei se você conseguirá eliminar completamente o efeito marmorizado. Também já observei isso em muitos outros papéis (por exemplo, Adox Fine Print Vario Classic ou Maco Expo). Provavelmente, isso também tem muito a ver com o material de suporte do papel.