Mittelformater
Olá, amigos do laboratório,
Há anos uso filmes Kodak T-Max, que revelo com o revelador T-Max. Ao entrar em contato com a Kodak, descobri que, infelizmente, esse revelador não é mais vendido em frascos de 200 ml. Agora, ele só está disponível em embalagens de 1 litro.
Infelizmente, não tenho como aproveitar essa quantidade, pois a maior parte do revelador acabaria estragando devido ao pequeno número de filmes a serem revelados. Antes de perguntar aqui sobre alternativas (por favor, ainda não me deem dicas neste momento), dirijo-me primeiro ao fórum com a seguinte pergunta/pedido:
? Existem colegas amadores na região de Erlangen/Nuremberg que também precisem apenas de 200 a 400 ml e que se dispusessem a dividir a quantidade de 1 litro?
Estou curioso para saber se há alguém na mesma situação.
Desde já, muito obrigado.
Atenciosamente,
Joachim
Tandemfahren
Olá, Joachim,
antes de mais nada, seja muito bem-vindo ao fórum do laboratório fotográfico.
Não, não posso dividir o revelador com você, e com o crescente isolamento da comunidade de reveladores de filmes, as chances de você encontrar alguém não são muito grandes.
Se você se apegou a um determinado produto químico e não quer mudar (o que também faz sentido) para outro produto semelhante, a única opção é conservar o revelador excedente da melhor maneira possível.
A melhor maneira de fazer isso é dividir o concentrado em pequenos frascos Aponorm, que você enche até a borda. O Uwe Pilz já disse isso. Mas tem que ser Aponorm, nada de plástico.
Vidro marrom, gargalo estreito, tampa hermética, sem deixar entrar ar.
E o que ajuda mais depois disso: fotografar bastante!
Atenciosamente,
Frank
AchimBauer
Olá, Joachim,
Ainda não sou usuário do T-Max, talvez nunca venha a ser; o que se tornará meu filme padrão, só o meu grande teste de filmes vai revelar.
Mas o problema não se limita a você e também não tem nada a ver com o “fim do analógico” (na verdade, odeio a expressão “fotografia analógica” porque não é correta)! Pois o problema já existia na época em que fabricantes de papel e produtos químicos, que hoje não existem mais, ainda podiam oferecer treinamentos para iniciantes e avançados.
Dessa época, ainda me lembro de ter lido algo sobre o congelamento de produtos fotográficos. Não me lembro mais se funcionou ou não. Quando tiver um tempinho livre (o que é improvável depois de ontem à noite, pois fui vítima de um assalto), posso procurar o artigo.
Mas não há nada que impeça de tentar: basta congelar e depois testar com um rolo de filme que não tenha fotos irreparáveis da esposa e dos netos.
MAS ATENÇÃO: CONGELE DE FORMA QUE NÃO HÁJA RISCO DE CONFUSÃO COM ALIMENTOS!!!!
Atenciosamente, Achim
Wolkenkratzer
Olá, Joachim,
Moro na região metropolitana de Nuremberg e trabalho na própria cidade de Nuremberg.
E estou usando o revelador T-Max pela primeira vez. Meu volume de trabalho também é bem pequeno. Talvez a gente consiga chegar a um acordo.
No momento, tenho um frasco aberto, com cerca de seis meses.
Atenciosamente, Thomas
Mittelformater
Olá, Thomas,
Fico feliz em encontrar alguém que também trabalhe com o T-Max nesta região. Os resultados com essa combinação de filme e revelador são realmente impressionantes. Se quiser, podemos trocar nossos números de telefone para nos organizarmos. Talvez mais alguém da região entre em contato. De qualquer forma, pretendo encomendar filmes, reveladores, fixadores etc. em breve.
Muitas saudações de Erlangen
Joachim
HenningH
[...] Dessa época, ainda me lembro de ter lido algo sobre a congelamento de produtos fotoquímicos. [...]
Olá,
também tenho esse artigo guardado em algum lugar. Acho que me lembro que funcionava com certos produtos químicos coloridos, mas não com o ID-11.
Mas, fora isso, acho que congelar produtos fotoquímicos líquidos é uma das coisas mais absurdas e descabidas que se pode fazer. Nenhuma pessoa normal teria a ideia de conservar leite, xampu, gasolina, vinagre, vinho ou similares por meio do congelamento.
Sólidos que já se precipitaram podem não ser mais dissolvidos de forma controlada, e pronto: a composição vai por água abaixo...
Os frascos Aponorm estão disponíveis a preços acessíveis em vários tamanhos. Basta adquirir a quantidade no tamanho necessário para um revelamento normal e, em seguida, transferir o litro para as porções.
Saudações
Henning
Wolkenkratzer
Olá, Joachim,
Vamos fazer isso. Ainda não tenho muita experiência com o revelador Tmax. Por enquanto, só revelei o Acro 100 nele.
É um filme que me dá um pouco de trabalho por causa da rigidez ao enrolar no carretel. Outros, como o HP5 ou o APX, são mais fáceis de manusear.
Olá, Henning,
Li algo parecido.
Atenciosamente, Thomas
Mittelformater
Olá, Thomas,
Se quiseres, posso te dar algumas dicas sobre os filmes e reveladores T-Max. Aqui está meu endereço de e-mail; que tal trocarmos nossos números de telefone? joa.kraus@arcor.de
Atenciosamente,
Joachim
Wolkenkratzer
Olá, Joachim,
Desculpe só ter entrado em contato agora. O e-mail já está a caminho.
Atenciosamente, Thomas