TiMo
Estou tendo minhas primeiras experiências com o revelamento de negativos.
Ainda tenho uma dúvida sobre o seguinte:
Escolho um revelador e um filme no site Digitaltruth. Por exemplo, tenho uma diluição de 1+4 e um tempo de revelação de 5,5 minutos. Como alternativa, uma diluição de 1+9 e um tempo de revelação de 10,5 minutos.
Isso vai afetar o resultado?
Além disso, tenho outra dúvida:
Se, por exemplo, eu realizar a exposição de um filme Acros 100 a ASA 80. E todas as especificações de um revelador se referirem ao Acros a ASA 100, devo revelar por mais tempo (já que usei apenas ASA 80) ou devo seguir as especificações para ASA 100?
Sei que, em geral, deve-se/é preciso fazer suas próprias experiências, mas mesmo assim gostaria de saber se existe alguma regra geral para isso.
bernhardmangelsgmxde
Estou tendo minhas primeiras experiências com o revelamento de negativos.
Ainda tenho uma dúvida sobre o seguinte:
Escolho um revelador e um filme na Digitaltruth. Então, tenho, por exemplo, uma diluição de 1+4 e um tempo de revelação de 5,5 minutos. Como alternativa, uma diluição de 1+9 e um tempo de revelação de 10,5 minutos.
Isso afetará o resultado?
Isso depende também do revelador utilizado. De modo geral, eu diria que, com uma diluição mais alta (neste caso, 1+9), o resultado tende a ficar mais nitido, mas o grão fica mais grosso.
Além disso, tenho ainda esta dúvida:
Se, por exemplo, eu realizasse a exposição de um filme Acros 100 a ASA 80. E todas as especificações de um revelador se referirem ao Acros a ASA 100, devo revelar por mais tempo (já que usei apenas ASA 80) ou devo seguir as especificações para ASA 100?
Se a exposição foi feita a 80 em vez de 100 ASA, revele por menos tempo (e não por mais). Como isso representa apenas um terço de um stop, não precisa ser muito mais curto do que o tempo indicado para 100; provavelmente você poderia simplesmente usar o tempo para 100, sem notar grande diferença.
Além do tempo e da temperatura, também tem certa influência a forma como você manuseia o equipamento, como mede o tempo, a rapidez com que despeja e retira o líquido, como você (ou sua câmera) controla a exposição durante a captura, que tipo de ampliador é usado para ampliar, em que tipo de papel a imagem é revelada e em qual revelador o papel é então revelado.
No seu lugar, eu simplesmente reduziria o tempo de revelação em cerca de 10% e verificaria quais gradações são necessárias na ampliação para obter bons resultados. Se, em geral, isso fosse significativamente mais forte do que o grau 2, eu reduziria um pouco o tempo de revelação; se a tendência fosse para a gradação 1 (ou mesmo 0), eu prolongaria o tempo de revelação. Se você conseguir ampliar a maior parte bem com o grau 2 – 2,5, então está tudo certo.
sputnik
Citação:
"No teu lugar, eu simplesmente reduziria o tempo de revelação em cerca de 10% e verificaria quais graus de gradação são necessários na ampliação para obter bons resultados. Se, em geral, isso ficar significativamente mais forte do que o grau 2, eu reduziria um pouco o tempo de revelação; se a tendência for para o grau 1 (ou até mesmo 0), eu prolongaria o tempo de revelação. Se você conseguir ampliar a maior parte bem com o grau 2 a 2,5, então está tudo certo.”
Desculpe, mas é exatamente o contrário, pois, como se sabe, com o aumento do tempo de revelação, os negativos ficam mais duros.
Além disso, acho que a gradação preferida é, em grande parte, uma questão de gosto, e que a gradação-alvo 2, sempre repetida, não representa o único caminho para a felicidade. Eu, por exemplo, costumo ampliar em G3 +/-.
Se bem me lembro, a gradação 3 na Agfa já foi considerada “normal” e a gradação 2, “especial”. Mas, como disse, considero isso uma questão de gosto, especialmente tendo em conta o facto de que 5 papéis diferentes apresentam 5 gradações diferentes e, assim, a gradação 2 pode ser 2,5 num caso e 1,5 noutro, em relação ao papel de referência.
Mas esta é apenas a minha opinião pessoal.
Cumprimentos,
S.
Edit: Erros ortográficos
bernhardmangelsgmxde
Na verdade, não falei de um caminho exclusivo para a perfeição; foi mais uma dica para um iniciante. O que quero dizer é: revele de forma a se adaptar bem ao papel que estiver usando e ainda ter reservas suficientes para exposições incorretas ou situações semelhantes. Com o grau 2,5, você tem (puramente em termos numéricos) o máximo de reservas tanto para mais quanto para menos. Se eu revelar meus filmes de forma que a gradação 4 seja o padrão, fico sem margem de manobra rapidamente...
A propósito, compartilhamos a opinião de que tempos de revelação mais longos levam a negativos mais duros; será que confundi alguma coisa?
sputnik
Olá, Namir
O que eu disse sobre relativizar o "caminho real" via G2 não foi dirigido explicitamente a você, mas apenas minha opinião pessoal sobre um dogma que ameaça se consolidar. De modo geral, estou aos poucos ficando com a impressão de que todo mundo (ou seja: as poucas pessoas que ainda frequentam a Duka :-)) está apenas tentando teimosamente atingir quaisquer medidas que lhes são impostas em livros como “Way Beyond Monochrom” (sem que eu queira, com isso, criticar esse livro, que é, sem dúvida, muito informativo!). Cuidado, essa frase também não se refere a você, mas apenas descreve MINHA IMPRESSÃO de maneira geral. Sou mais adepto da velha sabedoria: a prática supera o estudo. Embora o estudo de boa literatura, é claro, faça parte disso.
E, no que diz respeito à gradação, tenho mais uma pergunta séria: você já revelou alguma foto no grau 00 ou 0 que pudesse ser vista depois ou até mesmo mostrada a outras pessoas?
Atenciosamente,
S.
Urnes
Olá, Timo,
Com os parâmetros que você descreve, não tem como errar. Claro, desde que o filme esteja com uma boa exposição. Você ainda não tem material de comparação. Se depois achar algo que não está bom nos negativos, pode começar a fazer os ajustes finos.
Atenciosamente, Sven.
TiMo
Ótimo, obrigado pelas respostas. Era isso que eu queria saber: “Com uma diluição maior (neste caso, 1+9), o resultado tende a ficar mais nítido, mas o grão fica mais grosso.”
No momento, estou usando um filme Fuji Acros 100 e o revelador Kodak T-Max. Mas, na verdade, o que mais me interessava era a tendência geral.
Ainda há uma coisa que não me ficou clara:
“já que, com o aumento do tempo de revelação, os negativos ficam mais duros, como se sabe.”
Com “mais duros” você quer dizer maior contraste?
Infelizmente, ainda não cheguei à fase das cópias. Ainda falta espaço e, principalmente, um ampliador usado e acessível. Mas já estou estudando um pouco a teoria.
Atenciosamente,
Tim
piu58
Ainda há uma coisa que não me ficou clara:
“já que, como se sabe, com o prolongamento do tempo de revelação, os negativos ficam mais duros”.
Com “mais duros”, você quer dizer maior contraste?
Sim. Por trás disso está, em termos simplificados, o seguinte efeito: onde não há nada, mesmo com um tempo de revelação prolongado, nada aparece. Isso significa que as sombras profundas quase não se alteram com o tempo de revelação prolongado.
As luzes, por outro lado, intensificam-se até o limite permitido pela densidade máxima do filme. Com isso, aumenta a diferença entre sombras e luzes e, consequentemente, o contraste.
bernhardmangelsgmxde
Infelizmente, ainda não estou pronto para fazer cópias. Falta-me [...] principalmente um ampliador usado e acessível,
recentemente comprei um Axomat 4a por 8 (!) euros num leilão... bem, ainda tinha que pagar o frete, então o problema deve ser resolvido. "falta de espaço" eu até aceito. Já montei Dukas em dois banheiros bem pequenos (um com 2 m² para a área seca e molhada, o outro banheiro era ainda menor, então a área seca foi transferida para o corredor... na pior, fica híbrido.
TiMo
Quando se trata dessas pechinchas, sempre olho com inveja para os Estados Unidos e a Alemanha. Mas não moro lá, e sim em Tóquio. O mais barato que encontrei até agora foi um usado por 400
bernhardmangelsgmxde
Tudo bem, Tóquio. Parece que há uma boa demanda por ampliadores usados. Seria uma boa ideia importar ampliadores usados da Alemanha...
TiMo
Parece que há uma demanda considerável por ampliadores usados. Seria uma boa ideia importar ampliadores usados da Alemanha...
Quero dizer, o que acontece é exatamente o contrário. Parece que praticamente nada mais funciona por lá. Os preços altos não indicam uma demanda elevada. Os ampliadores ficam em um canto da loja, acumulando poeira.
bernhardmangelsgmxde
Não há leilões online? Na Alemanha, comprar em lojas físicas também costuma ser complicado e bem caro (pelo menos no caso de câmeras)... Se estiver em dúvida, na próxima vez que for à Alemanha, tente comprar um Aspecta Adjutar ou algo parecido em um leilão... deve caber até mesmo em um apartamento em Tóquio.
TiMo
Existem leilões online, mas mesmo lá é raro encontrar algo abaixo de 400
Urnes
Olá, Timo,
1. Sempre dá para usar um formato menor. Ou seja, com um 6x7 dá para usar uma lente de 35 mm, mas o contrário não funciona. O mesmo vale para as lentes. Para o 6x7, usa-se uma de 80 mm; para o 35 mm, uma de 50 mm. A de 80 mm também funciona com o formato 35 mm devido ao grande círculo de imagem, mas com uma escala de reprodução menor. As lentes geralmente têm rosca de 39 mm (pelo menos para esses tamanhos de negativo) e também costumam ser intercambiáveis. Para os diferentes formatos, você precisa das respectivas máscaras/suportes de negativo na mesa de negativos.
2. Filtros. Depende do que você quer fazer. Filtros coloridos servem para cores e P&B. Filtros de gradação puros apenas para P&B. Em ambos os casos, você precisará de caixas de mistura no ampliador para misturar a luz, de preferência adequadas ao formato do negativo. Luz suave. Sem bordas tão duras na exposição e menos problemas com poeira. Alternativamente, aparelhos com condensador, se você quiser fazer apenas P&B. A luz é concentrada por duas lentes; se você tiver sorte, há uma gaveta de filtros para os filtros de gradação. Luz forte, maior nitidez nas bordas.
3. Lâmpadas. Há uma grande variedade. Desde lâmpadas opalinas até lâmpadas halógenas de baixa tensão. As lâmpadas costumam queimar quando a cabeça fica muito quente. Peças de reposição, mais na área elétrica, em aparelhos com cabeça mista e transformador. Os aparelhos com condensador têm construção simples e são praticamente indestrutíveis. A Lucky também vem da China, não é? Pelo menos ainda não vi nenhuma por aí. A Fujimoto fabrica aparelhos muito bons, inclusive para 4x5".
Atenciosamente, Sven.
TiMo
Obrigado pelo curso intensivo, Sven.
Na verdade, só o P&B me interessa.
O fabricante parece ser a Fujimoto e o nome do aparelho é “Lucky + combinação de números”. Fabricado no Japão. Encontro esse fabricante com bastante frequência.
Aqui está um exemplo:
http://page3.auctions.yahoo.co.jp/jp/auction/c301640420
Só tenho medo de comprar algo e depois descobrir que, por exemplo, o suporte para negativos de 35 mm está faltando e é praticamente impossível de encontrar.
As lâmpadas são compatíveis com os diferentes fabricantes?
Atenciosamente,
Tim
Urnes
Obrigado pelo curso intensivo, Sven.
Na verdade, só o P&B me interessa.
O fabricante parece ser a Fujimoto e o nome do aparelho é “Lucky + combinação de números”. Fabricado no Japão. Encontro esse fabricante com bastante frequência.
Aqui está um exemplo:
http://page3.auction...tion/c301640420
Só tenho medo de comprar algo e depois descobrir que, por exemplo, o suporte para negativos de 35 mm está faltando e é praticamente impossível de encontrar.
As lâmpadas são compatíveis com os diferentes fabricantes?
Atenciosamente,
Tim
O Fujimoto não parece nada mal. De qualquer forma, é um aparelho robusto. Quanto às lâmpadas, os aparelhos de condensador geralmente têm soquetes E 27, ou seja, soquetes de lâmpadas incandescentes europeias comuns. Mas não sei dizer quanto custam as lâmpadas atualmente nem onde é melhor comprá-las. Por aqui, o mercado está um pouco escasso no momento, já que não existem mais lâmpadas de 60 watts na UE. Você precisa prestar atenção à tensão; vi que o Fujimoto é de 100 V. Vocês têm tensão de 100 volts no Japão? Nesse caso, você também poderia procurar um Beseler americano. De qualquer forma, você precisa de um com a tensão correta. E certifique-se de que a peça tenha uma gaveta de filtro para o Multigrade sob a lente; com suporte, não é tão prático. Você pode adquirir filtros de folha para ajuste de gradação com nosso anfitrião. Quanto à lente, só o melhor é bom o suficiente. Claro que pode ser usado, sem problema. Mas há diferenças significativas; até mesmo a Schneider e a Rodenstock tinham uma linha mais barata antigamente, e a diferença é visível.
Atenciosamente, Sven.
TiMo
Obrigado pelas respostas, Sven.
100 V está bom.
Infelizmente, aqui encontro praticamente só ampliadores de marcas japonesas: Fujimoto, Fuji e LPL. Ainda não encontrei nenhuma Meopta, Durst ou Beseler por aqui. Infelizmente, também não consigo encontrar quase nenhuma informação sobre os aparelhos que estão à venda.
Ainda encontrei uma Fuji F690MF. Parece que ela serve para negativos até 6x9.
Agora surge a seguinte dúvida: será que consigo adaptar o suporte para 6x9 sem muito trabalho, de modo que também sirva para 6x7, 6x4,5 e 35 mm, ou isso é impossível? Não consigo encontrar imagens do suporte de negativos desse modelo.
Tandemfahren
Tim,
Você tem uma mensagem privada.
Frank
Urnes
Nos suportes para negativos, a passagem do filme corresponde à largura do próprio filme. Assim, em um suporte 6x9, você também pode colocar negativos 6x7 ou 645. Na estrutura, geralmente há faixas de máscara deslizantes para definir o recorte. No entanto, o formato KB vai ficar curvado em um suporte tão grande. Para isso, é melhor ter um suporte específico. Não há problema se houver uma base de vidro universal. Nesse caso, você pode colocar qualquer coisa. Contudo, com a desvantagem de que você precisa manter os vidros sempre limpos e, eventualmente, ter mais problemas com poeira, mas, em contrapartida, obter uma melhor planicidade.
Atenciosamente, Sven.